Alimentação saudável: entenda os impactos a curto e longo prazo em sua saúde

por | 01/07/2021

Alimentação saudável: entenda os impactos a curto e longo prazo em sua saúde

Os benefícios da alimentação saudável estão além de consumir comidas frescas e nutritivas. Por exemplo, atualmente há inúmeras pessoas que possuem baixa produtividade, sonolência, indisposição e até mesmo ansiedade, o que elas não sabem é que alguns desses sintomas podem ser o resultado de uma alimentação ruim e que ao mudar sua rotina e passar a consumir os alimentos corretos eles podem sumir completamente. Muito bom não é mesmo? 

Do mesmo modo, o consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, industrializados ou nutricionalmente desequilibrados pode trazer prejuízos para o corpo, afetando o perfeito funcionamento de órgãos como os rins, fígado, coração e até o cérebro. É preciso atenção.

Então já está mais que comprovado que os alimentos industrializados, ricos em sódio, processados e com alto desequilíbrio nutricional podem ser prejudiciais a ponto de afetar o funcionamento de órgãos e até mesmo o cérebro. 

Se alimentar diariamente de forma saudável é um benefício que você poderá colher tanto no dia a dia quanto depois de alguns anos. Então, não perca tempo, veja abaixo alguns dos benefícios que você terá ao priorizar a alimentação saudável e qualidade de vida. 

Mais disposição

Sabe aquela sensação de cansaço que a gente tem logo após comer muito ou comer uma comida muito gordurosa? Então, ao sobrecarregar o corpo com esse tipo de alimentos o metabolismo fica lento o que pode comprometer seriamente seu desempenho e saúde. Bom, tudo na vida é equilíbrio então não coma em excesso e aposte em uma refeição balanceada assim você poderá desfrutar de tudo um pouco e mesmo assim ter disposição e ânimo para suas atividades diárias. 

Você certamente já ouviu o ditado “você é o que você come” e ele está 100% correto, o corpo humano necessita de alimentos para repor diariamente os nutrientes, vitaminas, sais minerais e para atender todas as nossas necessidades orgânicas. No entanto, nós também comemos quando não sentimos fome e, na maioria das vezes, algumas pessoas preferem substituir as comidas saudáveis por alimentos pobres de vitamina e rico de sódio e gordura trans o que pode ser extremamente prejudicial conforme o passar dos anos. Mas o que é alimentação saudável? Aqui neste texto você conhecerá todos os benefícios e como se alimentar de uma forma que vai beneficiar sua vida e te proporcionar longevidade. 

Menos chances de contrair uma doença 

Existem um conjunto de fatores que influenciam em uma vida saudável, são eles: sono de qualidade, atividades físicas e alimentação balanceada. Se uma dessas áreas não estiver sendo feita de forma correta vai influenciar nas demais, ou seja, não adianta nada investir em um e esquecer de outro. 

Então não deixe de ter uma alimentação equilibrada e em horários corretos para manter o bom funcionamento do corpo evitando assim contrair alguma doença oportuna que aparece quando o sistema imunológico está baixo. 

Ajuda a regular o organismo

As frutas e verduras são ótimas para manter o organismo regulado pois ambos são ricos em fibras. Mesmo não sendo digeridas, as fibras passam por todo o sistema digestório, estimulando as paredes intestinais e promovendo a limpeza do organismo. 

Melhora do humor

Ao se alimentar de forma saudável, você poderá contribuir não apenas em sua nutrição, mas também no bom humor ao liberar hormônios que estão diretamente ligados a sensação de felicidade e também tranquilidade. Quando você se alimenta de forma correta você terá mais disposição e consequentemente tem uma melhora direta no seu humor. Muito legal, não é? 

Melhor concentração e memória

Além de ter um sono regular, outra forma de manter o cérebro ativo é investir em uma alimentação saudável consumindo alimentos como ovos, feijão, brócolis, salmão, carnes magras e até mesmo chocolate (em pouca quantidade). 

Percebeu que não é difícil se alimentar de forma saudável? Não é preciso gastar muito dinheiro com alimentos caros e de difícil preparo, basta comer os alimentos que estão acessíveis a maioria das pessoas como verduras, legumes, carboidratos e proteínas e não esquecer de praticar atividades físicas. Tudo é uma questão de equilíbrio!

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