Alimentos para incluir na sua refeição que ajudam no fortalecimento da imunidade

por | 11/06/2018

Sabemos que estamos a todo momento expostos a vários tipos de doenças e um simples descuido pode atingir nosso sistema imunológico. O grande responsável são as mudanças climáticas que acabam ocasionando resfriados e gripes indesejadas. Isso acontece pela queda de temperatura que resulta na baixa imunidade, muito comum em dias mais frios.

Imagino que deve estar se perguntando como tentar amenizar isso não é mesmo?! E é o que vamos falar no post de hoje, apresentando alguns alimentos que podem incluir em suas refeições que ajuda no fortalecimento da imunidade. Confira:

Frutas cítricas

As frutas cítricas são consideradas ótimas aliadas para o fortalecimento do sistema imunológico. O limão além de ser uma fruta rica em vitamina C, contêm antioxidante e aumenta a resistência do organismo.  A laranja, a acerola e o kiwi também são ricos em vitamina C e ajudam muito a proteger a imunidade.

Vegetais verdes escuros

Os vegetais verdes escuros como brócolis, couve e espinafre são ricos em ácido fólico, que acaba auxiliando na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Alimentos ricos em zinco

Os alimentos ricos em zinco são aqueles cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). Eles auxiliam no combate a resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Gengibre

Também rico em vitamina C, o gengibre é fonte de vitamina B6 e tem ação bactericida, que ajuda no tratamento de inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

Pimenta

A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A e protege o organismo de infecções.

Repolho

A verdura é uma ótima fonte de glutationa, substância que é um poderoso antioxidante e ajuda na melhora da função das células do sistema imunológico.

Amêndoas

Aliadas do sistema imune, as amêndoas são ricas em vitamina E e vitaminas do complexo B, que ajudam a blindar o organismo contra a oxidação, principalmente em situações de estresse.

Batata doce

Considerada um nutriente muito saudável, a batata doce é rica em betacaroteno, um precursor de vitamina A, que é fundamental para o sistema imunológico.

Iogurte

O iogurte tem probióticos, também conhecidos como “bactérias boas”. São microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, são capazes de regular o sistema imunológico.

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