Alimentos que ajudam na imunidade | Saiba quais comprar com seu cartão alimentação

por | 15/04/2021

Qual a importância de consumir alimentos que ajudam na imunidade?

O sistema imunológico é o responsável por proteger o corpo contra ações infecciosas. As estruturas que compõe esse sistema precisam ser fortalecidas, para que possam trabalhar corretamente e manter o organismo saudável. Para isso, é importante consumir alimentos que ajudam na imunidade.

Uma alimentação saudável é essencial para manter todo o corpo funcionando de maneira adequada. O recomendado é consumir alimentos de todas as classes nutritivas, seguindo uma dieta rica em frutas, legumes, vitaminas, minerais etc.

Existe uma série de alimentos que ajudam na imunidade, com compostos antioxidantes, anti-inflamatórios e ricos em nutrientes que fortalecem as células e combatem doenças.

Por exemplo, frutas, vegetais, peixes, sementes, são algumas das classes de alimentos com propriedades incríveis que estimulam o sistema imunológico.

Muitas vezes manter uma dieta rica e diversificada pode não ser tão simples, por isso, ter o auxílio de um cartão alimentação faz toda a diferença para comprar alimentos que ajudam na imunidade com mais praticidade e variedade.

Quais são os principais alimentos que ajudam na imunidade?

Confira alguns alimentos que ajudam na imunidade e como eles atuam no sistema imunológico.

Frutas cítricas

Uma das principais fontes de vitamina C, as frutas cítricas, como laranja, morango, limão, kiwi e mexerica, são opções ideais de alimentos que ajudam na imunidade. A vitamina C é responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico, melhoram as propriedades anti-inflamatórias do corpo e a resistência.

Outros alimentos ricos em vitamina C importantes para a saúde são a alface, alcachofra, abacaxi, banana, espinafre, abacate, maçã, cenoura, ameixa, abóbora, beterraba etc.

Batata doce

A batata doce é mais um dos alimentos que ajudam na imunidade. Ela possui vitamina A e outros antioxidantes, que ajudam a manter o sistema imunológico forte, e impede ações de doenças infecciosas e microrganismos.

Linhaça

Semente ou óleo de linhaça são ótimos alimentos que ajudam na imunidade, porque elas ativam linfócitos que produzem anticorpos. As fibras da linhaça são ricas em ômega 3 e lignanas, e seus componentes auxiliam no sistema de defesa do organismo, ativando as células e promovendo ações anti-inflamatórias.

A linhaça é um alimento muito usado em bolos, pães, vitaminas, sucos, e pode ser inclusive acrescentado em iogurte, saladas, sopas, mingaus etc.

Alho

O alho é outro dos alimentos que ajudam na imunidade que tem propriedades anti-inflamatórias e anti-infecciosas. Ele é rico em alicina e minerais como selênio e zinco, que são elementos fundamentais para fortalecer o sistema imunológico.

Além de ser usado como tempero em carnes, saladas, molhos e outros alimentos, é importante consumir pelo menos um dente de alho fresco por dia.

O alho cru é mais rico em alicina e o calor pode acabar tirando a eficácia de seus compostos.

Iogurte

Além de serem importantes para a saúde intestinal e no fortalecimento dos ossos, o iogurte natural também é um dos melhores alimentos que ajudam na imunidade.

Os lactobacilos e probióticos presentes no iogurte contribuem para o aumento da resistência a doenças infecciosas e inflamatórias, porque agem no sistema imunológico.

Gengibre

O gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e contém vitaminas B6 e C, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

Ele pode ser usado na composição de alimentos que ajudam na imunidade tanto doces, quanto salgados, e inclusive em sucos e chás. A raiz pode compor molhos, sopas, e moído ele pode ser incorporado em bolos, biscoitos, pães etc.

Nozes, castanhas e amêndoas

Esses alimentos são chamados de oleaginosas, e são ricos em vitamina E, que é um nutriente que combate radicais livres e ajuda a controlar e estimular as células do sistema imunológico.

Podem ser consumidas em lanches, saladas, pães, bolos, massas, cereais, frutas e lacticínios.

Carnes

Tanto as carnes vermelhas quanto as brancas são ótimos alimentos que ajudam na imunidade. Elas são ricas em proteínas e minerais e ajudam no fortalecimento do sistema.

Peixes, como o salmão, são ricos em ômega 3, que contribui para as células de defesa, além de ter propriedades anti-inflamatórias.

Conte com seu cartão alimentação para obter refeições saudáveis

Manter uma alimentação saudável é imprescindível para que o corpo fique forte, e consumir alimentos que ajudam na imunidade contribui significativamente para o aumento das defesas do organismo, evitando doenças.

É importante seguir uma dieta equilibrada, diversificada e rica em nutrientes, e para isso é possível contar com o cartão alimentação da Le Card.

Consiste em um benefício empresarial que oferece aos colaboradores da empresa um vale alimentação para auxiliar na hora de comprar alimentos para as refeições.

Com o cartão alimentação, é possível escolher entre uma série de comércios, garantindo, dessa forma, inúmeras opções para escolher alimentos que ajudam na imunidade e montar um cardápio ainda mais variado no dia a dia.

× Como podemos te ajudar?