Bem-estar no trabalho | Como garantir em tempos de pandemia

por | 27/02/2021

Bem-estar no trabalho e pandemia

O bem-estar no trabalho é fundamental em qualquer circunstância. Isso traz apenas benefícios para funcionários, que garantirão saúde física, mental e um bom relacionamento, e também para a própria empresa, já que um ambiente de trabalho saudável gera produtividade e bons resultados.

A pandemia da COVID-19 alterou o cenário em que vivemos e causou significativos impactos, incluindo para as empresas. Essas, tiveram que se adaptar a novas formas de trabalhar, se relacionar e manter seu negócio estável, o que se tornou um desafio enorme. Mas, em meio a isso, é imprescindível que as organizações se voltem para seus funcionários e busquem maneiras de manter o bem-estar no trabalho e o bom rendimento.

O que impacta o bem-estar dos funcionários

Durante tempos tão difíceis, a saúde mental, física e estresse podem se agravar de forma muito maior do que nas situações normais de trabalho. Portanto o apoio das empresas a seus funcionários é imprescindível.

As estratégias para melhorar o bem-estar no trabalho estão relacionadas ao oferecimento de benefícios para funcionários, como auxilio emocional e financeiro, que podem melhorar o desempenho e gerar motivação.

Dentre as principais preocupações e problemas que afetam os funcionários podemos citar:

Bem-estar financeiro:

Funcionários com segurança financeira tem menos problemas que podem afear seu desempenho. A constante preocupação a provável diminuição de salários, falta de planejamento de aposentadoria, dificuldade no controle de gastos, são algumas das coisas que afetam tanto o bem-estar no trabalho, quanto a vida pessoal.

Bem-estar social:

Por conta das consequências sociais que a pandemia trouxe, como o isolamento, as relações interpessoais podem ser prejudicadas, o que impacta diretamente no bem-estar no trabalho. A capacidade de se relacionar no trabalho pode ficar comprometida, inclusive quando se trata de trabalhar de casa, ou da rotina e horários diferentes.

Bem-estar físico:

Saúde física tem a ver com cuidados do corpo como um todo, como benefícios para funcionários de assistência médica, prática de exercícios e esportes, entre outros. Muitas pessoas podem ter deixado de cuidar desse aspecto por causa do isolamento social, o que acarreta em pouca qualidade de vida.

Saúde mental:

A falta de saúde mental pode ser afetada pode uma junção de todos os fatores anteriores. Com a pandemia, esse foi um dos temas mais discutidos. A necessidade de isolamento social, as mudanças de rotina do dia a dia, novas formas de trabalhar, estresse e preocupação com o vírus, tudo isso acontecendo muito repentinamente é capaz de afetar seriamente as condições psicológicas e emocionais.

Manter a saúde da mente é algo extremamente necessário e nunca deve ser desconsiderado. Além dos prejuízos pessoais, pode impactar o bem-estar no trabalho, causando estresse, diminuição do rendimento e desmotivação para a realização das tarefas.

O que as empresas podem fazer para garantir o bem-estar no trabalho

O suporte das empresas nesse momento é indispensável. Cuidar dos funcionários gera apenas resultados positivos, especialmente em tempos tão incertos com relação ao cenário econômico.

A melhor maneira de garantir bem-estar no trabalho é prover benefícios para funcionários que os mantenham ativos para a plena execução de suas funções, sem pressões ou estresses. Alguns aspectos a se considerar relacionados a cada área afetada são:

Benefícios financeiros:

Não quer dizer um aumento de salários, é mais que isso. Por exemplo, programas de gerenciamento das finanças e de possíveis crises ou orientação no planejamento de aposentadoria, são algumas maneiras de deixar os funcionários mais seguros quando se trata de situação financeira e evitar preocupações que afetem seu bem-estar no trabalho.

Benefícios sociais:

Diz respeito ao incentivo a comunicação entre os funcionários, inclusive da empresa para com eles, o que traz mudanças para o bem-estar no trabalho. É importante manter diálogos e criar um ambiente agradável nas relações interpessoais nesse momento.

Benefícios físicos:

Pode ter a ver tanto com seguros ou auxílios médicos, odontológicos, entre outros, como programas de incentivo atividade física, ou horas mais flexíveis de trabalho para que os funcionários tenham mais tempo de cuidar de si e melhorar seu bem-estar no trabalho.

Benefícios mentais:

Tão importante quando o bem-estar físico, o equilíbrio emocional é imprescindível ainda mais nos tempos de pandemia. As empresas podem estimular o cuidado mental, oferecer acompanhamento psicológico e programas de conscientização e apoio.

As empresas devem avaliar como seus funcionários estão reagindo a esse tempo incerto e ver se existe algum aspecto inexistente que está causando queda no desempenho e no bem-estar no trabalho, e analisar se os benefícios para funcionários que já existem suprem esses problemas, para assim garantir plena saúde e engajamento dos colaboradores.

Uma forma de aplicar essas práticas é utilizando soluções como o cartão benefício. Através do cartão benefício, é possível oferecer melhores condições aos funcionários em diversos aspectos. Por exemplo, cartão alimentação, cartão combustível, cartão refeição, cartão farmácia e cartão black multibenefícios. Através deles, os benefícios para funcionários podem ser maior auxílio e controle, aumento de produtividade, motivação e maior liberdade e bem-estar no trabalho.

A Le Card oferece variados tipos de cartão benefício com suporte, agilidade e qualidade, para atender os clientes de forma facilitada e segura para o melhor controle de gastos da empresa e consequentemente um maior rendimento do negócio.

× Como podemos te ajudar?