Benefícios corporativos | Descubra quais ajudam a diminuir a rotatividade

por | 12/12/2019

Controlar o fluxo de funcionários é essencial para uma boa gestão financeira e orçamentária da empresa. Apesar de sua importância, muitos empreendedores esquecem como os benefícios corporativos podem contribuir para diminuir a rotatividade de uma empresa.

Veja a seguir quais são os benefícios corporativos e por que aplicá-los

Cartão multibenefícios

O cartão multibenefícios proporciona ao colaborador mais tranquilidade para realizar todas as compras do mês, principalmente em situações emergenciais.

Isso porque, esse tipo de benefício permite um adiantamento salarial de até 30% para o funcionário gastar em toda a rede credenciada.

Mas por que este é um benefício corporativo que ajuda a diminuir a rotatividade? Basta apenas um exemplo para entendermos o motivo.

O funcionário não está conseguindo exercer sua função dentro da empresa como deveria, pois, encontra-se em uma situação muito complicada em que não está conseguindo pagar todas as suas dívidas, resultando em um verdadeiro estresse financeiro.

Diante de tal situação, é possível dizer que a falta de recursos financeiros acaba impactando negativamente sua vida profissional, já que a preocupação constante com as finanças pode gerar queda de produtividade e concentração e o cartão multibenefícios pode ser a solução de seus problemas.

Isso porque, a possibilidade de receber o adiantamento salarial oferece muito mais liberdade e flexibilidade para a pessoa organizar seu orçamento e planejar seus gastos.

Dessa maneira, o funcionário consegue conciliar a data de vencimento das contas com o dia de pagamento da empresa, sem a necessidade de sentir-se obrigado a entrar no cheque especial, cujo juros são os maiores que existem.

Até porque, toda família passa por emergências, mas nem sempre há dinheiro em caixa para lidar com elas não é mesmo?! Antecipar o recebimento de uma parte do salário pode dar o fôlego que a pessoa precisa para arcar com um gasto extra sem precisar ficar no vermelho.

Plano de carreira

Outra maneira que ajuda a diminuir a taxa de rotatividade é investir em um plano de carreira, que consiste em um programa que estipula metas para cada cargo que o colaborador deseja alcançar na organização.

Trata-se de um instrumento fundamental para estimular a satisfação e a competitividade interna. Entretanto, para elaborar um plano de carreira, é preciso ter uma estrutura organizacional com cargos bem definidos.

Também é importante conhecer as expectativas de carreira de cada funcionário, a fim de estabelecer metas que os motivem a crescer na empresa.

Esse é um dos benefícios corporativos que além de ajudar a diminuir a taxa de rotatividade, fideliza os colaboradores, permitindo que eles aprendam que são ativos valiosos e que seus esforços são recompensados, pois sabem exatamente o que devem fazer para chegar onde querem.

Premiações por desempenho

Implementar uma política de premiações por desempenho também é e pode ser uma excelente alternativa para controlar a taxa de rotatividade da empresa.

Isso porque, ao colaborador perceber que pode ser compensado, ele se dedica ainda mais para obter melhores resultados. Da mesma forma que o plano de carreira, as bonificações também aumentam a retenção de talentos, já que os membros da empresa sabem que seus esforços são vistos e valorizados pela companhia.

Para oferecer esse tipo de benefício, a primeira coisa a se fazer e decidir qual modelo será adotado. O bônus será por metas alcançadas? Quais serão essas metas? Qual será a periodicidade do pagamento? Os objetivos serão individuais ou de equipe?

Essas perguntas são essenciais para definir os indicadores de produtividade. Eles devem ser transparentes e comunicados a toda a equipe, para que todos conheçam os critérios de avaliação.

Também é importante definir como a bonificação será paga. Nem sempre o prêmio é concedido em dinheiro. Pode ser uma viagem, participação em cursos gratuitos ou o que mais a sua criatividade permitir.

Vale alimentação ou refeição

O vale alimentação e vale refeição são benefícios corporativos que também podem contribuir para a diminuição da rotatividade de funcionários, já que facilita o dia a dia dos colaboradores, seja para aqueles que almoçam fora ou em casa.

Com o cartão alimentação, o trabalhador tem mais liberdade e facilidade na hora de fazer as compras do mês na rede de supermercados credenciadas, ou seja, ela tem um saldo mensalmente, sem interferir no seu salário.

Já para funcionários que precisam comer fora, o cartão refeição atende perfeitamente, pois com esse tipo de benefício, ele pode almoçar, jantar ou até mesmo tomar um café da manhã em diversos estabelecimentos credenciados pela rede administradora do cartão.

Tudo isso, facilita muito sua vida e permite reservar o salário para outros gastos necessários.

Cartão Farmácia

O cartão farmácia traz mais comodidade dos funcionários. Com ele, o trabalhador possui um limite pré-aprovado para aquisição de medicamentos e similares nas farmácias credenciadas, com descontos exclusivos.

O cartão de descontos em farmácia é exclusivo para compras de medicamentos em uma ampla rede credenciada, o que garante ao colaborador o acesso a remédios de maneira mais prática, segura e econômica, eliminando vales, requisições e convênios.

Vale combustível

Por fim, está o cartão combustível, o que permite ter um maior controle sobre o gerenciamento dos gastos. Além de dispensar a necessidade de emissão de notas, reembolsos ou até mesmo adiantamentos em dinheiro.

O Cartão Combustível garante mais flexibilidade ao gerenciar a rede de postos, assim, facilitando a administração do fluxo de caixa. É possível ainda padronizar as informações, facilitando a gestão e aumentando a eficiência do serviço, possibilitando uma administração mais segura e transparente das despesas efetivadas.

× Como podemos te ajudar?