Cartão Alimentação | Quais alimentos posso comprar com esse benefício

por | 13/11/2018

Grande parte das empresas aderem ao cartão alimentação por se tratar de um benefício vantajoso tanto para a empresa como para os colaboradores. O vale alimentação oferece uma ampla rede credenciada para funcionários realizarem suas compras e ainda proporciona maior economia ao empregador, sem precisar gastar com cestas básicas ou refeitórios na empresa.

Mesmo assim, muitas pessoas têm dúvidas do que comprar com o vale alimentação e sabendo disso, preparamos esse post em que vamos apresentar quais alimentos podem ser adquiridos com o cartão vale alimentação.

Quais alimentos posso comprar com o Vale Alimentação

O cartão alimentação deve ser usado em estabelecimentos cadastrados pela operadora do seu cartão, como supermercados, mercearias, hortifrútis e minimercados.

É possível comprar os seguintes alimentos com o cartão alimentação:  feijão, arroz, óleo, farinha, açúcar, massa, molho, sal, temperos, azeite, milho, ervilha, palmito, geleia, gelatina, biscoito, cereal, café e leite em pó.

Entre as bebidas estão água mineral, suco, refresco, refrigerante, água de coco, além de hortifrúti, laticínios e congelados, que também podem ser comprados com o vale alimentação. Os produtos alimentícios que podem ser adquiridos com o cartão alimentação são baseados nas orientações do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) que limitam o que pode ser comercializado pelos estabelecimentos através do fundo do PAT.

Produtos que são proibidos de adquirir com o Cartão Alimentação

O PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) tem como principal finalidade melhorar as condições nutricionais e a capacidade física dos colaboradores. O programa incentiva as empresas a fornecerem valores destinados à alimentação dos trabalhadores, com a vantagem de dedução de até 4% em seu Imposto de Renda.

Com o objetivo de criar boas condições para que o funcionário desempenhe suas tarefas, bem como o fortalecimento do desenvolvimento do país com um todo, o PAT estabelece algumas normas relacionadas às compras realizadas com o vale alimentação, proibindo produtos que possam trazer risco à saúde, como cigarros e bebidas alcoólicas. Vale destacar que, os estabelecimentos que não cumprirem as normas do PAT e venderem produtos que são proibidos de adquirir com o cartão alimentação serão penalizados.

 

× Como podemos te ajudar?