Cartão Benefício | Entenda a diferença entre cartão refeição e cartão alimentação

por | 26/07/2018

 

 

Os benefícios empresariais são ótimas soluções para empresas que desejam manter funcionários motivados e satisfeito com o trabalho. Um dos tipos de benefícios mais utilizados atualmente é o Cartão Alimentação e o Cartão Refeição.

Mas, acontece que muitas pessoas têm dúvidas e acabam confundindo as funcionalidades de cada cartão benefício. Para esclarecer essas dúvidas de uma vez por todas, hoje vamos mostrar a diferença entre o vale alimentação e o vale refeição. Confira

Catão Refeição X Cartão Alimentação

Com significados diferentes, mas com a mesma funcionalidade, esses cartões benefícios tem como objetivo garantir maior qualidade de vida dos colaboradores de maneira prática e simplificada.  O intuito é facilitar a rotina tanto dos funcionários como dos empresários.

O Cartão Refeição tem como funcionalidade permitir que os funcionários possam fazer refeições dentro do horário de trabalho, seja em pagar em restaurantes, lanchonetes e padarias. Consiste no fornecimento de um valor mensal aos colaboradores, que deve ser gasto na compra de refeições prontas.

Já o Cartão Alimentação é um benefício destinado a compra de alimentos que serão preparados em casa. Esses alimentos podem ser adquiridos pela rede credenciada do cartão benefício, como supermercados, padarias, mercearias, quitandas, hortifrútis, sacolões e outros estabelecimentos que vendem esse tipo de mercadoria.

Também consiste na entrega de um valor mensal ao trabalhador, para ser utilizado na compra produtos alimentícios, por meio da rede credenciada estabelecida pela empresa.

Como esses benefícios são calculados

O valor oferecido tanto pelo cartão alimentação como o cartão refeição são destinados de acordo com as regras sindicais, baseadas em pesquisas de mercado para analisar o preço médio da refeição de cada região.

O percentual pago pode variar de acordo com o porte e os recursos financeiros da empresa, além da política de benefícios de cada uma delas que também são levados em conta na hora de estabelecer os valores.

Todo mês a empresa disponibiliza automaticamente no cartão o saldo destinado ao vale refeição ou ao vale alimentação, para que o funcionário possa realizar compras nos estabelecimentos credenciados pela operadora do cartão.

Para maior controle de gastos, esses benefícios empresariais permitem consultar saldos e o extrato do cartão de maneira online.

Vantagens desses tipos de cartões benefícios

A grande vantagem do vale alimentação é que ele permite adquirir compras mais gerais, sendo, garantindo a alimentação de toda a família do empregado de maneira prática e segura.

Já o vale refeição possibilita ao trabalhador pagar por refeições realizadas durante a jornada de trabalho, o que pode gerar uma economia considerável ao final do mês. É uma ótima opção para colaboradores que dispõem de menos tempo no descanso intrajornada, com a possibilidade de almoçar em restaurantes próximos ao trabalho.

× Como podemos te ajudar?