Cartão Refeição | Como ter uma alimentação saudável em restaurantes

por | 20/12/2018

Ter uma alimentação saudável para quem precisa comer fora de casa todos os dias não é uma tarefa fácil. A correria do cotidiano nos faz buscar mais praticidade e agilidade na hora de usar o cartão refeição.

Entretanto, o fato de almoçar fora não é motivo de desculpa para não ter uma refeição saudável, pois muitos restaurantes oferecem opções por quilo (self-service) oferecendo um cardápio de pratos saborosos e saudáveis. Na hora de usar seu cartão refeição, a dica é dar preferência a alimentos que você escolheria se estivesse na sua casa, como o tradicional arroz, feijão, carne, salada, suco natural e frutas.

Um grande erro que muitas pessoas cometem ao utilizar o cartão refeição em restaurantes é optar por alimentos mais calóricos que não comeriam em casa. Para evitar isso, uma boa alternativa para uma refeição saudável é optar por comidas que contenham proteínas, carboidratos e vitaminas.

Como fazer uma alimentação saudável em restaurantes com o vale refeição

Saladas variadas

Em uma refeição saudável o que não pode faltar são as saladas, por isso, abuse das verduras e legumes. São muitas as opções encontradas em restaurantes e a escolha deve ser de acordo com seu gosto. Na hora de temperar, dê preferência ao azeite por ser mais saudável e tome cuidado com o excesso de molhos.

Carboidratos

A outra parte de sua refeição saudável deve conter carboidratos, caso não abra mão de massas, escolha somente o macarrão acompanhado de alguma verdura se preferir. Lembre-se de que quanto mais colorido o prato, mais nutritivo e saudável.

Leguminosas

As leguminosas também não podem faltar em uma refeição saudável e são várias as opções, entre elas: feijão, ervilha, grão de bico e lentilha. Veja qual pode ser encontrada nos restaurantes e escolha a que preferir.

Carnes

Na hora de usar seu vale refeição, escolha as opções de carnes grelhadas ou assadas, que são menos gordurosas. Frangos e peixes são ótimas alternativas por serem carnes magras que possuem poucas gorduras.

Sobremesas

Para aqueles que não dispensam sobremesas, as versões de frutas in natura são ótimas fontes de fibras, água, vitaminas e minerais. Se você não gosta muito das opções in natura pode escolher outros tipos de doces encontrados nos restaurantes, desde que seja uma porção pequena.

O que evitar comer com o cartão refeição em restaurantes

Menos processados

Na hora de almoçar no restaurante com seu cartão refeição, evite alimentos processados como embutidos, carnes processadas e produtos em conserva, pois contêm muito sódio e conservantes.

Atenção aos molhos e temperos

Muitas pessoas acabam exagerando no tempero, o que impede de ter uma refeição saudável, por isso, tempere somente com limão ou vinagre, ervas frescas ou secas e azeite de oliva extra virgem.

Tome cuidado com molhos industrializados, pois eles possuem muito conservante, corante e calorias. Não se esqueça de dosar a quantidade de sal.

Como ter uma alimentação saudável em cada tipo de restaurante

Churrascarias

Nas churrascarias é possível encontrar rodízios com uma variedade de carnes que vão desde bovina, frango, peixe, carne de porco até embutidos e frutos do mar.

Nesse tipo de restaurante, para ter uma refeição saudável, o indicado é não abusar na quantidade de carnes e comer uma porção significativa que seja o suficiente para satisfazê-lo.

Antes de consumir as carnes, inicie a refeição com as saladas, pois essa é uma estratégia para não exagerar. Dê preferência às carnes com menor teor de gordura como maminha, coxão mole, alcatra, além de peixes e peito de frango sem pele.

Restaurante à la carte

Para uma refeição saudável em restaurantes à la carte, uma boa alternativa é dispensar as torradinhas com patê, pães, azeitonas, berinjela, manteiga ou amendoim, pois têm muitas calorias. Você também pode substituir a batata frita por cozida ou sautê e trocar a maionese por vinagre ou limão e sal.

Grill

Em grills o ideal é consumir grelhados que possuem menor teor de gordura, entre elas, carne bovina magra, filé de peito de frango e filé de peixe.  Para os acompanhamentos, opte por legumes cozidos ou refogados e saladas verdes, evitando frituras como batata, polenta e mandioca.

 

× Como podemos te ajudar?