Cartão Refeição | Veja quais estabelecimentos aceitam o benefício

por | 15/02/2019

São muitas as dúvidas que os colaboradores têm sobre o vale-refeição por ser um benefício que visa garantir uma alimentação de qualidade aos trabalhadores de forma rápida e prática. Para isso, o funcionário recebe um cartão refeição, no qual ele consegue realizar suas refeições diárias com total liberdade e comodidade para escolher qual restaurante mais lhe agrada.

Muitos pensam que o vale-refeição só pode ser usado para almoços em horários de expediente, porém, o cartão benefício também pode ser utilizado como forma de pagamento em lanches, jantares e até mesmo no café da manhã. Aceito em uma ampla rede credenciada, é possível utilizar o cartão refeição em restaurantes, padarias, lanchonetes e outros estabelecimentos conveniados à operadora, o que permite ao colaborador optar por estabelecimentos próximos ao seu local de trabalho, evitando grandes deslocamentos e ganhando tempo.

Entretanto, mesmo com todas as vantagens e funcionalidades que o cartão vele-refeição tem, ainda gera dúvidas sobre quais tipos de estabelecimentos aceitam o vale-refeição. Tire suas dúvidas e descubra onde esse tipo de benefício é ou não aceito.

Estabelecimentos que não aceitam vale-refeição

Bares

Devido ao cartão refeição ser constituído pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que tem o objetivo de buscar a melhoria da situação nutricional dos trabalhadores visando promover saúde e prevenir doenças profissionais, o cartão benefício não é aceito em bares.

Portanto, o vale-refeição é de uso exclusivo para a compra de produtos de gênero alimentício, exceto produtos como bebidas alcoólicas e cigarros, por serem considerados itens que afligem a saúde do trabalhador. O cartão refeição também não é aceito como forma de pagamento de produtos de limpeza, artigos de perfumaria, vestuário e até mesmo eletrodomésticos. Vale ressaltar que, estabelecimentos que aceitarem o vale refeição para esses tipos de produtos, devem ser denunciados e sofrer as devidas punições.

Supermercados

O que a maioria dos colaboradores faz confusão é pensar que o cartão vale-refeição pode ser aceito em supermercados, porém, tais estabelecimentos aceitam somente o cartão alimentação. Isso porque o vale-refeição só pode ser aceito como forma de pagamento de refeições prontas que sejam vendidas no local.

Estabelecimentos que aceitam vale-refeição

Restaurantes e similares

O vale-refeição surgiu para custear refeições dos trabalhadores em estabelecimentos como restaurantes, padarias, lanchonetes, churrascarias, hamburguerias, saladerias, entre muitos outros estabelecimentos que vendam comidas prontas.

 

× Como podemos te ajudar?