Cartões e meios de pagamentos | Veja as principais tendências para esse ano

por | 15/03/2021

Os novos métodos de pagamento

A tecnologia sempre está em constante evolução e, especialmente depois da pandemia, tornou-se necessário adotar novos métodos e acelerar a inovação para que a sociedade se adaptasse. É o que acontece com os cartões e meios de pagamento.

É de grande importância acompanhar as tendências dos mercados e comércios para atender as demandas dos consumidores. Por isso, oferecer diversas formas de pagamento aos clientes, além do dinheiro e cartão físico, como biometria, pagamento instantâneo, carteira digital, e até mesmo vale refeição, se faz essencial.

Principalmente com o crescimento dos bancos digitais, os cartões e meios de pagamento foram se atualizando, e a propensão em 2021 é aumentar cada vez mais, em detrimento das alternativas tradicionais.

Conheça os alguns dos métodos de cartões e meios de pagamento que já estão sendo usados em 2021 e irão tomar conta cada vez mais do nosso dia a dia.

Quais as principais tendências de cartões e meios de pagamento para 2021?

Pagamentos por aproximação

O pagamento por aproximação, ou “Contactless” já está presente na maioria dos cartões e meios de pagamento de bancos digitais. É feito através da tecnologia NFC (Near Field Communication), que consiste na troca de dados sem fio por aproximação entre dois dispositivos.

É um método simples e rápido, onde não é necessário inserir senha. Basta aproximar aparelhos como smartphones, cartões com chip NFC, relógios ou pulseiras, dos terminais de pagamento, e pronto.

Pagamentos instantâneos

Consiste na transação imediata de quantias, através do smartphone. O maior exemplo é o Pix, talvez a maior tendência de pagamentos atual, que surgiu em 2020 e vem se consolidando esse ano.

O Pix é um método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil, que transfere qualquer quantia, a qualquer dia ou horário. Não é preciso inserir as informações da conta: o pagamento é feito através de chaves, que podem ser números aleatórios, CPF, CPNJ, e-mail ou o número de celular do recebedor. O sistema identifica a conta e o dinheiro cai imediatamente.

É um sistema seguro, rápido, fácil, e gratuito para pessoas físicas e de baixo custo para demais casos.

Carteiras digitais

As carteiras digitais são aplicativos muito populares atualmente. Através delas, é possível ter cartões e meios de pagamento variados apenas no smartphone. É uma alternativa segura de pagamentos e transferências, onde o usuário pode inclusive cadastrar cartões de crédito e usar em lojas físicas e online.

Existem diversas opções, e algumas das mais conhecidas são o Google Pay, Apple Pay, PicPay, Mercado Pago, e PagSeguro. Esses apps facilitam a vida dos usuários, pois todas as informações de pagamento estão armazenadas em um único lugar.

Biometria

Além dos cartões e meios de pagamento diversificados, os métodos de segurança para essas transações também vêm se atualizando, para garantir mais confiança dos usuários.

A tecnologia de pagamentos por biometria, que pode ser impressão digital, reconhecimento facial ou comando de voz, ainda é relativamente nova no Brasil, mas diversos bancos já estão aderindo, por isso é esperado que ela se consolide cada vez mais em 2021.

Importância de diversificar os meios de pagamento

Cada vez mais está se tornando necessário diversificar as formas de pagamento para os clientes. Estar por dentro das novidades do mercado e oferecer vários métodos de cartões e meios de pagamento é um diferencial para a empresa e pode trazer resultados positivos.

Dentre os pontos determinantes na decisão de compra, como produtos e preços, o método de pagamento acaba sendo um dos principais. Com a diversidade de cartões e meios de pagamento, especialmente os digitais, o cliente pode optar por uma série de mecanismos e, caso a empresa não possibilite algum deles, a compra pode ser perdida.

Por exemplo, no e-commerce, se o cliente passa horas escolhendo seus produtos e quando vai finalizar a compra não encontra a bandeira de seus cartões e meios de pagamento que desejava usar, ele pode desistir.

Por isso é importante oferecer uma variedade de opções, tanto no meio físico, quanto no eletrônico, que vão desde cartões, boleto, aplicativos, carteiras digitais, e até mesmo vale refeição, no caso de restaurantes e similares.

O vale refeição é um benefício oferecido pelas empresas aos funcionários, e através dele é possível comprar refeições prontas. É aceito como forma de cartões e meios de pagamento em restaurantes, supermercados, lanchonetes, mercearias e padarias.

A partir de um crédito disponibilizado por uma empresa de vale refeição para pagamento do alimento, os funcionários têm suas escolhas ampliadas com diversas opções de locais de forma mais simples e prática.

Aceitar o vale refeição, assim como os demais cartões e meios de pagamento, traz grandes benefícios para o estabelecimento. Buscar uma empresa de vale refeição para instaurar essa opção irá atrair clientes, aumentar as vendas, e deixar os consumidores satisfeitos e fidelizados.

Quanto mais o tempo passa, mais a sociedade se moderniza, e mais as pessoas aderem a essas mudanças. Estar preparado e atento as tendências, como os cartões e meios de pagamento, é uma maneira de manter-se atualizado no mercado e crescer cada vez mais.

× Como podemos te ajudar?