Plano de benefícios | Dicas de como elaborar um

por | 16/01/2019

 

Com a alta competitividade no mercado atualmente, muitas empresas perceberam que elaborar um bom plano de benefícios é uma maneira eficaz para se destacar e sair na frente dos concorrentes. Isso porque, quem consegue oferecer soluções que ajudem a garantir funcionários motivados e engajados, tem muito mais chance de crescer do que empresas que não se preocupam com a qualidade de vida dos colaboradores.

Incentivar um funcionário com um plano de benefícios traz vários pontos positivos à empresa, a começar pela diminuição da taxa de rotatividade, com o aumento da produtividade e resultados mais satisfatórios. Porém, elaborar um bom plano de benefícios para uma empresa não é tarefa muito simples, exige bastante dedicação para desenvolver um planejamento estratégico e financeiro.

Saiba como elaborar um bom plano de benefícios

Defina seu orçamento

O primeiro passo na hora de montar um plano de benefícios é definir o orçamento para que a empresa não ultrapasse seu limite de gastos. Afinal, de que adianta ter um bom planejamento e não conseguir colocá-lo em prática? Estipule metas de investimento e coloque os objetivos em primeiro plano antes de investir, isso o ajudará a ter um direcionamento correto sobre o que você irá oferecer à equipe.

Pense no real objetivo que deseja para a sua empresa, seja para reter talentos, atrair grandes profissionais no mercado ou diminuir a rotatividade. Todas essas questões devem ser definidas no plano de benefícios.

Trace o perfil da sua equipe

Para desenvolver um plano de benefícios que realmente valha a pena é preciso analisar e determinar o perfil da sua equipe. Para isso, o ideal é fazer uma análise com o próprio colaborador perguntando a ele o que o deixaria satisfeito. Depois de ouvir os colaboradores é mais fácil entender suas reais necessidades para oferecer benefícios mais efetivos.

Conheça seus concorrentes

Além da pesquisa interna, antes de elaborar um plano de benefícios, faça uma pesquisa de mercado sobre seus concorrentes para entender quais tipos de benefícios empresariais eles fornecem aos seus funcionários. Dessa forma, será possível ver quais os diferenciais da concorrência e reter seus talentos, sem correr o risco de futuramente optarem por sair da sua empresa e trabalhar com o concorrente.

Colaboradores satisfeitos têm muito menos chances de pedir demissão ou abrir mão de seu emprego para se arriscar em outro.

Divulgue seus benefícios nos anúncios de emprego

De que adianta montar um bom plano de benefícios sem divulgar aos profissionais o que sua empresa oferece? Por isso, não se esqueça de mostrar as vantagens da sua organização em anúncios de emprego. Lembre-se de que uma vaga de emprego atrativa tem como principal objetivo chamar a atenção dos melhores candidatos, então apresente tudo que sua empresa tem a oferecer de salário e benefícios e não se esqueça de que uma boa apresentação do seu plano de benefícios pode chamar a atenção dos profissionais mais qualificados.

× Como podemos te ajudar?