Vale-alimentação | Como preparar os alimentos para levar na marmita

por | 07/02/2019

Preparar os alimentos para levar na marmita nem sempre é fácil, até porque a grande dúvida que assombra as pessoas é quais tipos de comidas ficam boas no dia seguinte que podem ser preparadas com o  vale alimentação.

Afinal, antes de pensar em como fazer marmita para levar ao trabalho com o cartão alimentação, a primeira coisa a se pensar é que esses alimentos serão reaquecidos e muitos podem não ficar com um aspecto legal e saboroso.

Dicas de como preparar comidas para levar na marmita

Macarrão

Para aqueles que não dispensam um delicioso macarrão e desejam comprar com o vale-alimentação para levar na marmita, a dica é não deixar a massa cozinhar demais, além disso, procure acrescentar uma boa quantidade de molho, pois ele tende a secar e, quando reaquecer, pode correr o risco de o prato ficar seco demais e desagradável.

Frango Grelhado

O frango grelhado também é um dos alimentos para levar na marmita que muitos trabalhadores compram com o cartão alimentação e ficam preocupados, pois esse tipo de carne é bem seca e pode dificultar na hora da refeição. Portanto, para evitar essa situação desagradável, opte em deixar a carne branca malpassada e, na hora de aquecê-la, diminua a potência do micro-ondas para o frango ficar mais suculento e saboroso. Se preferir, faça um molho para acompanhar o frango grelhado, assim não correrá esse risco de aparência de seco.

Arroz e Feijão

O tradicional arroz e feijão adquiridos com o vale-alimentação não tem muito segredo. Para quem adora um feijão com bastante caldo, uma boa alternativa é levar o arroz separado, isso porque, ao colocar os dois alimentos juntos, o feijão será absorvido pelo arroz e o caldo que tinha será eliminado.

Levar em recipientes separados também facilita na hora de aquecer, pois há a possibilidade de esquentar um por vez e depois juntar tudo como você faria se estivesse almoçando em casa.

Bife

Sabemos que comer um bife na marmita não é a mesma coisa que consumi-lo feito na hora, pois, muitas vezes, esse tipo de carne pode ficar com uma aparência de duro. Portanto, uma ótima dica ao consumir a mistura comprada com o cartão alimentação é cortar o bife em tiras ou cubos para levar na marmita, isso porque, além de ser mais prática na hora de comer, a carne cortada dessa maneira aquece melhor.

Saladas

As saladas também são alimentos para levar na marmita que geram discussões, porém, desde que preparadas e transportadas corretamente, podem ser inseridas na marmita sem problemas.Folhas frágeis que podem murchar com facilidade como alface, espinafre e rúcula devem ser secas antes de adicionada ao recipiente.

Já as folhas mais escuras como agrião, espinafre e couve são ótimas alternativas de alimentos para levar na marmita, pois são mais resistentes, o que acaba durando mais tempo.

Vale ressaltar que deve-se evitar colocar as saladas junto com outros tipos de comidas para levar na marmita, isso porque, ao reaquecer o prato, você perderia seu precioso tempo retirando-as. Para manter as saladas intactas, leve temperos de sua preferência para usar na hora de comer, assim não corre o risco de comer folhas e legumes murchos.

Purê de Batata

É possível levar purê de batata na marmita desde que deixe a receita menos cremosa para não ter problemas na hora de esquentar a comida. Caso perceba que o purê está com um aspecto ruim e grudento, adicione um pouco de leite, aqueça e misture.

Lembrando que, quando optar por fazer esse tipo de comida para levar na marmita, previna-se providenciando um recipiente para levar o leite, caso seja necessário.

Peixes

Por fim, tome cuidado ao escolher peixe para compor os alimentos para levar na marmita, devido a este tipo de carne possuir um cheiro forte e contaminar todo o ambiente na hora de aquecer a comida.

Dê preferência aos peixes que tenham cheiros mais suaves como tilápia, robalo, salmão, anchova e atum branco. Outra dica para quem não dispensa um peixe na marmita é temperar a carne com limão, que também ajuda a amenizar o cheiro forte.

Batatas

Aah as batatas são sempre bem-vindas, não é mesmo?! Mas, na marmita, elas devem ser assadas ou cozidas, afinal, frituras costumam murchar na marmita e ficam ruins na hora de comer. Você ainda pode acrescentar as batatas com carnes acompanhadas de um molho para tornar o prato suculento e gostoso.

 

 

 

× Como podemos te ajudar?