Como se alimentar da maneira correta no inverno

por | 11/06/2018

O inverno está chegando e com ele a nossa vontade de se alimentar aumenta. Isso acontece devido o alimento nos oferecer a energia suficiente para conseguir manter o corpo aquecido.

Nesta época do ano sentimos vontade de tomar algo quente para aquecer o corpo, então trocamos os pratos mais leves, pelos calóricos ou acrescentamos algo a mais na refeição, como por exemplo, o caldo ou creme de legumes.

Por isso, essa estação tão fria do ano requer alguns cuidados com a alimentação para não correr o risco de ganhar alguns quilinhos no final do mês. Confira algumas dicas que preparamos para manter uma alimentação correta e saudável no inverno.

Nessa estação, alimentos como massas e pães precisam ser consumidos sem exageros, afinal esse clima de inverno é propício para doenças respiratórias e a única maneira de evitá-las é consumir poucos alimentos gordurosos.

A dica é preparar pratos que vão alho, cebola e agrião, pois esses alimentos ajudam a proteger o organismo contra infecções. Uma boa opção é usar o agrião no preparo de sopas, refogados e omeletes, enquanto o alho e a cebola podem ser usados como tempero.

Sopas

Sopa e frio é a combinação perfeita para essa estação, mas é preciso tomar alguns cuidados para não extrapolar. A dica é sempre utilizar legumes e folhas, para tornar sua alimentação ainda mais saudável.

Os legumes e verduras também são muito bem-vindos e podem servir para preparar um purê ou até mesmo um refogado. Outra opção é torta e suflês que são muito nutritivos e pouco calóricos.

Tome cuidado com sopas muito cremosas, pois elas são muito calóricas, evite também usar muito sal para não aumentar o teor de sódio da sopa e também fuja das batatas, pois tem muita caloria. Prefira as sopas de legumes com carne magra e lembre-se de acrescentar verduras e folhas para garantir uma alimentação correta.

Líquidos

O que não pode faltar em uma alimentação saudável é a água, que deve ser ingerida durante o ano todo, por isso beba muita água, no mínimo dois litros por dia.

Nessa estação a dica é evitar o consumo exagerado de bebidas alcóolicas. Para manter seu corpo aquecido aposte no preparo de chás, considerados ótimos calmantes naturais que nos ajuda a acabar com aquelas tosses e resfriados indesejados.

Laticínios

Uma boa opção é consumir laticínios com baixo teor de gordura, como por exemplo o leite desnatado, que pode ser preparado com canela ou cacau em pó.

Evite os queijos amarelos e opte pelos queijos brancos, tipo cottage, ricota e queijo minas frescal. Cuidado com ingredientes como creme de leite e queijos, pois aumentam muito o teor de gordura e calorias da preparação.

Temperos naturais

Para garantir uma alimentação saudável no inverno, abuse dos temperos naturais como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela, que ajudam a aquecer nosso organismo e aumentar o gasto calórico.

Sobremesas

Se você é daqueles que não abre mão de uma sobremesa, opte por pratos preparados a à base de frutas como banana, abacaxi e maçã ao forno. Você também ode adicionar canela se preferir. Outra opção são as frutas secas, como uva passa e damascos.

Os fondues também são ótimas pedidas para o inverno, mas a dica é substituir por alimentos menos calóricos, exemplo do fondue de queijo, substitua os queijos gordos (amarelo) por cream cheese e mussarela light.

Para o fondue de carne, ao invés de utilizar óleo use água e para o delicioso fondue de chocolate a dica é, consuma com moderação, pois é muito calórico. Independente da estação do ano, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, ingerindo quantidades adequadas de todos tipos de alimentos e evitando os exageros.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é ideal no inverno, afinal, ajuda no aquecimento do corpo, melhora a disposição, e contribui ainda para prevenção e cura de muitas doenças.

Ter uma alimentação correta e saudável é essencial para uma garantir maior bem-estar em nosso dia-a-dia. Melhor ainda quando temos um cartão alimentação que nos possibilita uma infinidade de opções para realização de compras de maneira rápida e prática.

E para isso, conte com a Le Card, uma empresa que oferece as melhores soluções em cartões benefícios que ajuda a facilitar cada vez mais sua vida.

Entre em contato com nosso Departamento Comercial através do e-mail: comercial@lecard.com.br e pelo telefone: (27) 2233-2000 ou se preferir solicite uma proposta preenchendo o formulário abaixo:

× Como podemos te ajudar?