Como melhorar a produtividade no trabalho

por | 15/06/2021

Ser produtivo e trabalhar muito não são necessariamente coisas iguais. Se você trabalha além das horas normais por dia e ainda assim não consegue dar conta de todas as suas tarefas, você pode estar sendo improdutivo.

Diversas pessoas se esforçam, trabalham muitas horas por dia, não tiram folga aos finais de semana e ainda assim não conseguem entregar todas suas tarefas em dia. A cobrança excessiva para ser produtivo pode te tornar menos produtivo ainda. 

Pensando nessas questões, preparamos este post para te dar dicas sobre como melhorar sua produtividade no trabalho e te ajudar a atingir suas metas com mais facilidade.

A falta de produtividade pode atingir tanto pessoas que trabalham em empresas no regime CLT em empresas, quanto pessoas que trabalham de forma autônoma e são donos de seus próprios negócios. 

Não ser produtivo pode trazer prejuízos financeiros e pessoais também, visto que aqueles que não se consideram produtivos costumam se cobrar mais. Cobranças e pressões exageradas não costumam render bons resultados. Portanto, para que você ou a sua equipe de colaboradores se tornem pessoas mais produtivas, separamos algumas dicas.

Mas afinal o que é produtividade?

A produtividade é o que compara a quantidade de tarefas realizadas em um determinado tempo. Por exemplo, a relação entre a produção e os recursos disponíveis para isso. 

Algumas pessoas também relacionam o fato de ser produtivo com o fato de conseguir produzir o máximo possível com o mínimo de recursos disponíveis. 

Mas é importante ressaltar que a qualidade e a produtividade devem andar juntas. Nem sempre ser produtivo significa entregar o trabalho melhor. 

Como ser produtivo? 

– Planejamento: o planejamento e a organização são algumas das bases para ser mais produtivo. Procure fazer o seu planejamento diário ou semanal, elenque as suas atividades por ordem de importância e pense em possíveis alternativas para solucionar algum imprevisto. Existem diversos aplicativos que são usados para organizar e anotar tarefas, mas se você não é adepto a essas tecnologias, caneta e papel são tão eficientes quanto. Se suas anotações estiverem em aplicativo de celular, você pode consultá-las com facilidade, se estiverem anotadas no papel, deixe-as à vista.

– Evite distrações: se distrair facilmente e ser produtivo são coisas que não combinam. Atualmente, muitas pessoas trabalham de casa, o chamado home office e as distrações podem ser inúmeras. Portanto, procure se manter longe de coisas que tirem a sua atenção durante o período de trabalho, os celulares são campeões no quesito distração. Já para quem trabalha presencialmente, a conversa pode ser um grande empecilho rumo a produtividade. Evite conversas paralelas com colegas de trabalho, use os intervalos e horários de descanso para colocar a conversa em dia.

– Evite se sobrecarregar: tentar fazer tudo de uma vez pode não ser a solução para alcançar altos índices de produtividade. Procure dar atenção a uma tarefa de cada vez, assim você conseguirá resolver o problema mais rapidamente e estará livre para fazer outras coisas. O acúmulo de funções não te fazem ser produtivo, muito pelo contrário, podem te deixar perdido e fazer todas as tarefas sem a atenção devida.

– Peça ajuda: para alcançar a produtividade no ambiente de trabalho podemos contar com a ajuda de colegas e superiores. Ser produtivo não significa que você não possa precisar e pedir ajuda quando necessário. Consultar alguém que já tenha executado aquela função pode te ajudar a solucionar o problema mais rapidamente e demonstra maturidade profissional.

– Controle as suas emoções: a ansiedade e o nervosismo exagerados podem ser os vilões da produtividade no ambiente de trabalho. Tente se manter calmo diante de situações inesperadas, somente assim, os seus pensamentos serão claros e você poderá encontrar o melhor caminho para executar o trabalho. 

– Não deixe para depois: evite ser um procrastinador para ser produtivo! Quem deseja melhorar o seu desempenho no trabalho deve realizar as suas tarefas assim que possível, se você tem tempo disponível porque adiar? Ao deixar para depois você acaba esquecendo ou outras coisas podem aparecer e impedir que a tarefa seja executada com efetividade.

– Faça pausas: trabalhar sem tirar um tempo para almoçar ou descansar não aumentará a sua produtividade no ambiente de trabalho, muito pelo contrário, pode piorar. Estudos apontam que as pausas são maneiras eficientes de aumentar a produtividade, além de deixar os colaboradores satisfeitos. Às vezes, é preciso uma pausa para desestressar, respirar e encontrar as soluções.

– Tenha metas: nada mais satisfatório que riscar as tarefas executadas de sua lista, não é mesmo? Estabeleça metas e coloque em sua cabeça que elas precisam ser executadas em um determinado tempo. Ser produtivo também tem as suas metas pessoais, mesmo que o horário de entrega de um trabalho seja outro, faça-o de acordo com a sua meta pessoal. Além de te tornar mais produtivo, impressionará os seus superiores. 

– Tenha folga: pessoas produtivas descansam e é este descanso que proporciona que sejam produtivas. Se você estiver cansado, dificilmente conseguirá se organizar, alcançar as suas metas e controlar as suas emoções. Portanto, não deixe de tirar uma folga.

Ser produtivo trará bons resultados profissionais e pessoais para a empresa ou para o seu negócio. Por isso, encontrar as coisas que te sabotam e eliminá-las é muito importante, mas procure o equilíbrio também. Somente assim os bons resultados virão.

× Como podemos te ajudar?