Compras no supermercado | Quais cuidados de higienização tomar

por | 29/07/2020

Cuidados que devem ser tomados ao fazer compras

Ao fazermos compras no supermercado, fica a dúvida: como higienizar os alimentos e embalagens no combate ao covid-19? É o que veremos a seguir.

Com a pandemia que se instala, estamos odos com medo de sair de casa e de fazer compras necessárias para nosso bem viver. Mas não se preocupe, daremos aqui algumas dicas de como se comportar no supermercado e o que fazer quando chegar em casa com as compras.

O covid-19 é transmitido a partir de gotículas de saliva espalhadas pelo ar, por isso é tão importante o uso de máscaras quando temos que sair de casa. Lembre-se de higienizar as mãos e então colocar a máscara; ficar colocando a mão na máscara não é recomendado.

Escolha horários em que a circulação no supermercado não é grande, mantendo você assim mais seguro.

Cuidados básicos ao fazer compras no supermercado

Lembramos que aqueles que são do grupo de risco, é preferível que permaneçam em casa e peçam para que alguém da família ou algum amigo vá ao supermercado. Caso você mesmo tenha que ir, faça uma lista com compras para duas semanas de consumo, diminuindo assim suas idas ao supermercado. Ao chegar no supermercado, lembre-se de higienizar a parte onde você segura o carrinho com álcool que é oferecido nos estabelecimentos ou com álcool 70% que você tiver na bolsa. Evite tocar o nariz, boca e olhos – e o rosto em geral. Faça o uso de máscaras para prevenir que gotículas de saliva sua fiquem perdidas por aí, principalmente se você estiver apresentando sinais de estar infectado. Tocar só no que for comprar também é importante para prevenção sua e de outras pessoas.

Além disso, as recomendações básicas valem aqui também como manter o distanciamento pessoal de dois metros, evitar aglomerações, tampar o rosto com o antebraço ou com um lenço descartável quando tossir ou espirrar. Quando em casa, lembre-se de tirar os sapatos antes de entrar e de higienizar braços e rosto, que ficam expostos às bactérias.

Frutas, verduras e legumes

Apesar de o vírus não sobreviver ao cozimento, alguns cuidados devem ser tomados, como higienizar frutas, verduras e legumes com água e sabão antes de guardá-los e consumi-los.

Não existem pesquisas que comprovem que alimentos in natura possam armazenar o vírus, mas como o restante do que vem de fora da casa, devem ser higienizados e armazenados propriamente para não corrermos o risco.

Uma dica que damos é lavar os alimentos com água potável, colocá-los em molho numa solução com água e cloro (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água), por aproximadamente 10 minutos. Feito isso, enxágue com água potável corrente e reserve. Esta recomendação é da ANVISA e é indicada para todas as épocas por conta de outros vírus e bactérias.

Essa solução pode ser usada também para higienização de superfícies quando não há álcool 70% em mãos. A água sanitária usada deve ser sem detergente ou perfumes adicionais.

Combate ao covid-19

Todos os produtos que vem de fora da casa devem ser devidamente higienizados. Pacotes, latas, vidros, etc, devem ser lavados com água e sabão ou limpos com um pano e álcool 70%. Sugerimos que faça da seguinte forma: tenha uma área de “produtos sujos”, onde serão colocados os produtos que acabaram de chegar. Feito isso, limpe ou lave-os e armazene como de costume, ou separe-os em um outro local para então guardá-los.

Até mesmo os produtos não comestíveis devem ter esse cuidado, pois que está em nossa casa e deve ser/estar limpos.

Mantenha uma dieta balanceada e rica em nutrientes para ajudar você a estar mais preparado caso contraia o covid-19.

Cartão alimentação

A LeCard oferece cartões para seus funcionários! Isso mesmo. Sem enrolação e sem dor de cabeça. Temos o que você procura para sanar esse jogo entre você e seu funcionário!

Nossos cartões são aceitos em diversos supermercados e o vale alimentação é aceito em diversos restaurantes. De fácil manipulação, oferecemos um aplicativo que mostra qual o saldo disponível para cada cartão dividido em campos. Por exemplo, seu funcionário tem um cartão apenas para vale alimentação e vale refeição. No aplicativo ele pode consultar o saldo de cada um desses – entre outros tipos de cartão – com praticidade.

Entre em contato conosco para saber mais e siga nosso blog para mais informações.

× Como podemos te ajudar?