O processo de contratação de funcionários é uma tarefa árdua, afinal através da escolha de profissionais adequados que resultarão no crescimento e consequentemente sucesso da empresa.
No entanto, muitos empreendedores focam somente em contratar colaboradores eficientes, sem perceber a importância de criar estratégias que ajudem na retenção de talentos e contribua para o desempenho organizacional do negócio.
Diante disso, é necessário que os gestores conheçam estratégias eficazes para recrutar candidatos e saibam selecionar aqueles capacitados para as devidas funções.
Mas afinal, o que avaliar na contratação de funcionários?
Tudo começa com um bom planejamento e ao contratar um funcionário isso não é diferente, de modo que consiga atender acertadamente às demandas do negócio e do mercado.
Para isso, o gestor deve analisar os objetivos da instituição ao fazer a busca por novos candidatos. Além disso, antes de contratar, é importante que o negócio colete dados e informações, junto aos setores financeiro e de RH, sobre as funções a serem preenchidas e a viabilidade da manutenção de um funcionário ativo.
Esse trabalho em conjunto é fundamental para avaliar as condições estruturais na seleção de uma nova equipe, pois torna possível projetar cenários na empresa, verificar quais serão os recursos a serem desembolsados e antecipar políticas para a obtenção de resultados.
Processos seletivos: quais são os tipos
A partir do momento que a empresa percebe a necessidade e a viabilidade da contratação de funcionários, poderá desenvolver diversos tipos de processo seletivo. A opção mais adequada dependerá das necessidades do negócio e das exigências para o recrutamento.
Um dos tipos de processos seletivos mais adotados é a entrevista técnica, que consiste na avaliação dos conhecimentos teóricos do colaborador, a partir de uma conversa guiada pelo gestor de RH ou por um profissional da área.
Muitos estabelecimentos também exigem prova prática ou escrita para o teste seletivo, de modo a analisar com maior critério o nível técnico do candidato.
As instituições ainda podem optar pelas avaliações de competência psicológica, que levem em conta os relacionamentos interpessoais. Cabe ressaltar que, independentemente do método aplicado, o gestor consiga explorar simultaneamente questões psicológicas e técnicas do candidato.
Veja quais táticas usar para fazer a contratação de funcionários
Para fazer uma contratação de funcionários de forma estratégica e atrair os melhores profissionais do mercado é preciso adotar algumas táticas, veja quais são:
Crie uma descrição para o cargo
O primeiro passo para uma seleção estratégica de funcionários é criar uma descrição bem clara do cargo disponível e, posteriormente, divulgá-la nos meios de comunicação adequados.
Detalhe todas as funções que serão desempenhadas e lembre-se de indicar quais são os critérios para a seleção. Todas essas informações serão importantes para filtrar candidatos interessados e atrair para o negócio aqueles que se identificam com as condições exigidas, o que ajuda a manter bons funcionários ativos na empresa.
Elabore entrevistas estruturadas
Outra tática importante na contratação de funcionários é selecionar boas equipes é elaborar previamente a estrutura das entrevistas. Nessa etapa, é necessário que o gestor defina as perguntas e informações a serem abordadas ao longo do processo seletivo com o candidato.
Vale lembrar que, nesse sentido, a definição dos critérios avaliativos é fundamental para uma análise completa e igualitária de todos os entrevistados.
Avalie habilidades interpessoais
Além das avaliações técnicas, se preocupe em aplicar testes que diagnosticam habilidades comportamentais. Até porque, para se desenvolver, a empresa necessita de profissionais com capacidade teórica, mas que também saibam estabelecer boas relações, trabalhar em equipe e lidar com situações adversas.
A dica é realizar dinâmicas em grupo ou trabalhar com estudos de caso para uma análise mais completa do candidato. Dessa forma, o gestor poderá observar a reação emocional da equipe em processo de seleção e identificar as pessoas que melhor equilibram virtudes subjetivas.
Como proceder após contratar um bom funcionário?
Após a contratação dos funcionários, ofereça treinamentos para o aperfeiçoamento do trabalho do colaborador, é importante que a empresa implemente políticas de retenção de talentos, como a importância de oferecer benefícios para funcionários.
Afinal, não basta contratar bons funcionários, é preciso mantê-los engajados no negócio e no desempenho da instituição e isso é possível através dos cartões benefícios, tais como: vale alimentação, vale refeição, vale combustível, entre outros.
Caso contrário, o profissional poderá buscar outras oportunidades no mercado e deixar de contribuir para os resultados da organização. Nesse sentido, a valorização ao trabalho da equipe é um fator fundamental para a permanência dos talentos.