Entenda a Importância do Endomarketing para a Sua Empresa

por | 15/09/2021

Uma empresa de sucesso, independentemente do ramo de atuação, não conquista apenas o público e os clientes externos. 

Ter clientes e atendê-los da melhor maneira, claro, é fundamental para o crescimento de uma companhia, mas quem faz tudo isso acontecer? 

Isso mesmo! Seus funcionários e colaboradores. Portanto, o sucesso de uma empresa depende do investimento em sua equipe e, para isso, estratégias de marketing também são usadas. 

O que é endomarketing

Se o que você deseja é ter funcionários engajados, comprometidos com resultados e um ambiente interno satisfatório, você e sua empresa precisam do endomarketing.

Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing voltadas ao público interno de uma empresa. Se, para conquistar fora da empresa, existe o marketing tradicional, para o público interno, existe o endomarketing

Ao investir em ações de marketing interno voltadas aos funcionários, as companhias motivam os colaboradores. Afinal, são eles que passam horas dentro da empresa, conhecem as dinâmicas das atividades desenvolvidas, circulam por diversos ambientes e podem ter poder de influência no local. 

Em suma, quanto mais conhecimento um funcionário tem sobre a rotina de trabalho, planejamento e ações da empresa, maior será poder de influência, bem como suas ideias e opiniões. 

Dessa forma, será possível propiciar ganhos para a empresa, assim como oportunidades de crescimento e desenvolvimento aos funcionários. 

O endomarketing e as suas estratégias, além de motivar e cativar o público interno, também demonstram que sua empresa não se preocupa apenas em conquistar novos clientes. Afinal, sua instituição é formada por pessoas e, sem elas, não haveria nada.

Ou seja, com as estratégias de marketing, seus colaboradores enxergarão o lado humano do negócio. Além disso, é importante ressaltar que desenvolver um ambiente de trabalho agradável e aberto a ideias está entre os objetivos do endomarketing

De nada adianta uma companhia com uma imagem externa impecável se, por dentro, está tudo desmoronando, não é? 

Importância do endomarketing 

Um dos pilares da estratégia de marketing interno é o relacionamento dentro do ambiente de trabalho. 

Uma forma inteligente de usar o endomarketing é fazer dele um meio para construir um relacionamento amigável e saudável entre os funcionários e a empresa.

Desse modo, além de oferecer oportunidades de crescimento, as pessoas sentem-se confortáveis para opinar sobre temas importantes. 

Com isso, consegue-se alavancar a sua empresa, uma vez que o endomarketing aumenta as chances de retenção de talentos. 

Companhias que têm o marketing interno como prioridade, por exemplo, minimizam a rotatividade de funcionários, o famoso e temível turnover. De fato, não é bom para a imagem externa da empresa que haja uma grande rotatividade de colaboradores. 

Quem observa de fora a situação, pode acreditar que sua companhia não oferece um ambiente de trabalho saudável. Isso não atrai nem novos clientes e, muito menos, bons funcionários. 

O endomarketing, quando bem aplicado, faz sua companhia ser bem quista, mesmo sem investir diretamente em estratégias de marketing externo. 

Esse efeito positivo acontece quando os colaboradores estão satisfeitos com seu local de trabalho, com o tratamento que recebem e com a sua valorização. 

Assim, não terão problemas em elogiar, de forma natural, a empresa onde trabalham, fazendo a melhor propaganda do seu negócio. 

Provavelmente, você conhece alguma empresa que é o sonho de consumo de muita gente, onde as pessoas adorariam trabalhar. 

Com o endomarketing, essa empresa pode ser a sua. 

E, quando falamos sobre estratégias de marketing, neste caso, não falamos apenas sobre o marketing propriamente dito. 

Para que o endomarketing funcione, outros setores da empresa devem estar envolvidos no projeto, dentre eles,  setor de Recursos Humanos. 

O RH deve ser responsável por observar as queixas e as necessidades dos funcionários, transformar as sugestões em ações e colaborar para a melhora no ambiente de trabalho. 

Um bom plano de ação em endomarketing precisa unir os Recursos Humanos e o setor de Marketing para, juntos, criarem ações e estratégias para que a imagem interna da empresa se torne a mais favorável possível.

Estratégias de endomarketing para colocar em prática na sua empresa

Depois de conhecer um pouco mais sobre o marketing interno e saber a sua importância, conheça algumas estratégias para colocar em prática a partir de agora:

– Ouça seus colaboradores: não há como criar um ambiente interno saudável sem ouvir o que seus funcionários esperam da empresa, por isso, o endomarketing se baseia no relacionamento entre empresa e funcionários. 

Sendo assim, dê espaço para que opiniões sejam dadas, esteja aberto ao diálogo e procure entender e avaliar o que faz ou não sentido de acordo com a cultura e com os objetivos da empresa. 

– Foco: em termos de objetivos, a melhor forma de manter os funcionários motivados é ter o foco em algum projeto. 

O relacionamento interno da empresa é um dos projetos mais importantes. Ao sentirem que são ouvidos, os colaboradores saberão de sua importância para a empresa. 

A partir daí, é com vocês! 

Trace estratégias e objetivos a serem alcançados com o marketing interno, mas também saiba como mensurar se eles foram ou não atingidos. 

– Incentive: todos nos sentimos mais engajados a fazer algo quando somos movidos por recompensas no trabalho, então, recompense seus funcionários pelas metas atingidas. 

Seja com um bônus no salário, um vale-compras ou uma cesta de café da manhã, a cada projeto bem-sucedido ou meta alcançada, recompense a equipe. 

Além de agradar aos “vencedores”, isso estimulará a competição saudável no trabalho.

– Palestras, eventos e capacitação: investir no crescimento dos colaboradores é investir na empresa. Faça eventos periódicos, traga convidados para conversar com os seus funcionários e agregue conhecimento a esses eventos. 

Muitas pessoas não encontram tempo para estudar e crescer na profissão. Agora, se esta oportunidade estiver dentro da empresa, será possível unir o útil ao agradável. 

Assim, além de investir nos seus funcionários, você estará investindo na imagem externa da companhia.

Viu só quanta coisa o endomarketing pode oferecer à sua empresa? 

Investir nos pilares da companhia e nos funcionários é a melhor maneira de estabelecer uma imagem externa forte, agradável e sólida. 

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