Entenda o que é Gestão de Benefícios e Responsabilidade Social

por | 15/11/2021

Entenda o Conceito de Responsabilidade Social

O consumidor atual possui um perfil diferenciado. Hoje, mais do que nunca, ele é mais exigente e busca produtos de qualidade. Se você já ouviu falar sobre responsabilidade social e quer entender a importância no dia a dia, é preciso compreender que esse conceito ganhou mais espaço e destaque entre as empresas que investem no meio social para mostrar, ao consumidor, a sua contribuição para a sociedade. 

Tornou-se notável o quanto a responsabilidade social empresarial é importante. Tal conceito é adotado pelas instituições que querem se mostrar engajadas e comprometem-se a articular ações em prol da sustentabilidade e do bem-estar da sociedade.

De um modo geral, a responsabilidade social consiste em iniciativas que ajudam a construir uma sociedade mais justa e igualitária. Embora essa prática esteja relacionada a empresas, ela também pode ser realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que possuem, como objetivo comum, melhorar a sociedade e fomentar o bem-estar.

A responsabilidade social, hoje em dia, é vista como um fator de competitividade no mercado, pois os consumidores estão cada vez mais conscientes de seus atos. Assim, procuram por produtos e serviços que auxiliem a conservação e o desenvolvimento tanto do meio ambiente quanto da sociedade.

Como a Responsabilidade Social é Dividida?

A responsabilidade social pode ser adotada de várias formas nas empresas. Entenda cada modalidade:

Empresarial

A responsabilidade social empresarial representa um conjunto de ações com o objetivo de melhorar a comunidade ao redor da empresa, portanto, tem o intuito de oferecer novas oportunidades de negócios ao redor para, assim, inspirar os públicos.

Corporativa

Já a responsabilidade social corporativa refere-se à meta de promover ética, desenvolvimento econômico e mais qualidade de vida aos colaboradores da empresa. Nesse viés, podem ser oferecidas condições que os ajudem, como os cartões de benefícios Le Card, para os funcionários e seus familiares se sentirem mais motivados. 

Socioambiental

A responsabilidade social e ambiental é um conceito com o propósito de promover a sustentabilidade na sociedade. As empresas que aderem a essa iniciativa preocupam-se com processos mais conscientes para ajudar o meio ambiente. 

Individual

Por fim, a responsabilidade social Individual engloba ações solidárias que uma única pessoa realiza e que refletem diretamente na imagem da empresa, como trabalhos voluntários em ONGs, por exemplo.

Entenda o Conceito de Gestão de Benefícios 

A gestão de benefícios diz respeito a um conjunto de investimentos para fortalecer e garantir que os trabalhadores alcancem seus objetivos profissionais. A gestão de benefícios visa oferecer outras maneiras de remuneração aos colaboradores das empresas, além do salário em si.

O intuito é utilizar cartões, como a Le Card, para  trazer resultados voltados à motivação da equipe, para promover um aumento considerável de produtividade e preservar talentos.

Quando a empresa não implementa a gestão de benefícios, podem ocorrer sérios prejuízos ao seu funcionamento orgânico, pois os colaboradores se sentirão desmotivados pelo fato de a empresa ser incapaz de agregar valor aos cargos.

Portanto, contar com uma  gestão de benefícios estruturada nas empresas é essencial para assegurar que os trabalhadores se sintam satisfeitos e a empresa transmita solidez, confiabilidade e respeito.

Como o RH pode Utilizar as Ações da Responsabilidade Social e Gestão de Benefícios?

Como já mencionado, a responsabilidade social se aplica nas empresas com o propósito de estabelecer uma gestão mais ética, focada em desenvolver o bem-estar da comunidade e dos empregados. Mas, como o RH pode utilizar essas ações a seu favor? 

Promover saúde e segurança no ambiente de trabalho: entre tantos benefícios, a Le Card oferece os cartões de vale-alimentação, refeição, combustível, RH, farmácia e black multibenefícios para empresas. Assim, os colaboradores percebem o quanto são importantes, o que os motiva a trabalhar.

Além de utilizar a responsabilidade social, o RH também pode fazer proveito da gestão de benefícios de uma maneira mais estratégica. Essa a gestão enfoca alternativas eficientes para que a equipe esteja motivada e aumente a sua produtividade, elevando, dessa forma, os resultados da empresa. 

Devido ao cenário corporativo, atualmente, estar cada vez mais competitivo, o objetivo é oferecer o suporte necessário para que os melhores profissionais permaneçam  na empresa. Para tanto, a gestão de benefícios busca implementar políticas para propiciar mais qualidade de vida e tornar a vaga atrativa.

Os cartões de benefícios Le Card

Os cartões de benefícios Le Card estão à disposição das empresas que buscam desenvolver uma estratégia de gestão de benefícios com responsabilidade social a fim de conceder, aos trabalhadores, diversos suportes para valorizar o seu empenho. Entre os cartões, podemos citar:

  • Cartão Combustível;
  • Cartão Alimentação;
  • Cartão Refeição;
  • Cartão RH;
  • Cartão Black Multibenefícios;
  • Cartão Farmácia.

Todos os cartões podem ser concedidos pela empresa Le Card para entregar, às empresas, novas ações para reter talentos. Fale conosco e saiba mais sobre os benefícios para o seu negócio.

× Como podemos te ajudar?