Erros na gestão de pessoas | Veja quais são e suas consequências

por | 22/10/2019

Poder contar com um time de sucesso é o grande objetivo de toda empresa, porém, existem alguns erros na gestão de pessoas que podem colocar tudo isso a perder e é sobre isso que vamos falar hoje.

Um dos fatores que implicam em uma gestão de pessoas incorreta é não saber entender e conhecer a necessidades dos colaboradores de maneira que consiga lidar e oferecer soluções a elas.

Isso porque, a partir do momento que o empregador se preocupa com seu funcionário ele mostra que se importa com ele e isso causa um impacto positivo para o negócio, levando ao crescimento e sucesso da empresa.

Existem muitos outros erros na gestão de pessoas que a grande maioria comete sem se dar conta e por isso listamos os principais deles e quais suas consequências e como evitá-los.

Veja quais são os principais erros na gestão de pessoas

Há uma série de estratégias na gestão de pessoas, cujo objetivo é manter os profissionais motivados e felizes em exercer determinada função na empresa.

Porém, muitos empresários não dão importância ou acabam esquecendo de aplicar tais práticas, o que implica negativamente para o crescimento do seu negócio.

Até porque, além de perder bons profissionais, corre ainda o risco de afetar o resultado da empresa. Mas, o que faz com que isso aconteça? Veja a seguir.

Não manter um bom clima organizacional da empresa

Dentre os principais erros cometidos na gestão de pessoas está ignorar o clima organizacional da empresa e não manter um bom clima  na empresa, o que gera insatisfação dos funcionários.

Isso acontece devido a inúmeros fatores, entre eles: excesso de estresse acarretado por um clima organizacional hostil, chefes tóxicos e inúmeros conflitos internos.

Tudo isso obriga o colaborador a viver em um ambiente pesado, o que impacta negativamente na produtividade da equipe e aumenta a insatisfação profissional, aumentando a taxa de rotatividade.

Portanto, para não sofrer com esse problema, a recomendação é sempre se preocupar em oferecer um ambiente de trabalho harmonioso, de maneira que incentive o colaborador e faça o ter orgulho em fazer parte do time da empresa.

E para isso acontecer, a empresa precisa estar atenta a opinião de seus colaboradores, por meio de pesquisas que possam identificar problemas encontrados na organização e até mesmo medir o nível de satisfação dos colaboradores.

Líderes mal preparados

Para liderar uma equipe é preciso de muita dedicação e preparação, porém, a grande maioria das pessoas que assumem a liderança, muitas vezes nem estão preparadas.

A falta de preparação também é um dos grandes erros na gestão de pessoas, que implicam no rendimento da equipe. Até porque, o líder não deve saber somente comandar, mas sim guiar seu time para o caminho correto, além de habilidades técnicas é fundamental saber lidar com as pessoas também.

Para isso, ele precisa conhecer os pontos fortes e fracos dos membros da sua equipe para destinar a delegação das tarefas para as pessoas certas.

Falta de clareza em metas e objetivos

Metas e objetivos claros é essencial para manter uma equipe focada, entretanto esse é mais um dos erros na gestão de pessoas. Isso porque, muitos não definem os objetivos da empresa, de maneira que impeça o colaborador de atingir seu nível máximo de produtividade.

Afinal, se o trabalho é confuso, não cabe a ele saber onde e como chegar no que a empresa deseja.

Portanto, para evitar isso, é importante que os gestores conversem constantemente com seus colaboradores, a fim de levantar feedbacks e analisar o que pode ser melhorado e como agir em cada situação, de maneira que a empresa consiga atingir o sucesso.

Contratações equivocadas

Um processo seletivo é algo que exige cuidado e atenção por parte dos gestores e da equipe de RH, pois uma contratação errada pode causar impacto negativo no índice de produtividade, fazendo com que sua equipe perca dinheiro.

Até porque, a cada saída a organização terá gastos com demissões e com novas contratações. Diante de tal erro, a fim de evitar um processo de recrutamento equivocado, a recomendação é criar processos de seleção mais exigentes e rigorosos, aplicando testes específicos para cada vaga que ajude a medir a competência dos candidatos.

Ausência de treinamentos, capacitações e benefícios empresariais

Por fim, um dos erros na gestão de pessoas estão a falta de treinamentos, capacitações e benefícios empresariais. Não adianta realizar contratações sólidas, sem treinar constantemente os colaboradores.

Além do mais, os treinamentos e as capacitações são fundamentais para que o profissional consiga se adaptar rapidamente às tarefas solicitadas para a empresa e exercê-las cada vez com mais eficiência.

Oferecer benefícios empresariais também são extremamente vantajosos para a empresa. Já que demonstra que você valoriza o trabalho deles.  Resumindo, aplicar estratégias para conseguir evitar os erros e gestão de pessoas é um grande diferencial na competitividade de mercado. Isso porque as empresas que conseguem engajar os colaboradores têm maior chance de obter bons resultados.

× Como podemos te ajudar?