Gestão empresarial | Como incentivar seus colaboradores

por | 29/11/2019

Sabemos que uma boa gestão empresarial é fundamental para manter os colaboradores motivados e satisfeitos, porém, o que muitos empresários esquecem é a importância de oferecer um ambiente de trabalho agradável e saber recompensar um funcionário pelos seus bons resultados.

Afinal, ao estabelecer um sistema de recompensas, por meio de benefícios é possível estimular a equipe, de modo que a torne mais produtiva, o que consequentemente contribui para o crescimento da empresa.

São muitas as maneiras que podem ser aplicadas para motivar colaboradores, veja a seguir algumas ideias para ajudá-los a estabelecer um programa de recompensas.

Saiba como incentivar seus colaboradores

Estabeleça dias de folgas

Uma boa dica é presentear seu colaborador no dia de seu aniversário dando-lhe uma folga. Dessa maneira, ele poderá tirar um tempinho para resolver suas questões pessoais, prolongar o final de semana com uma viagem ou até mesmo curtir o dia com seus amigos e familiares.

Lembre-se que ao oferecer um tempo livre extra para os colaboradores é algo que contribuirá para mantê-lo feliz e motivado.

Promova happy hours

Nada melhor depois de um dia estressante e cansativo na empresa sair com a equipe para se divertir, principalmente quando uma meta é alcançada, que pode ser um grande motivo de comemoração.

Portanto, pelo menos uma vez ao mês, reúna os colaboradores para fazer esse encontro. Pode ainda, oferecer um churrasco em um local que eles possam levar à família e os filhos possam brincar e se divertir também.

Aposte em brindes

Outra forma de compensar funcionários é presenteá-los com brindes para aqueles que se destacaram no mês. Para isso, primeiramente procure analisar o perfil do seu colaborador e veja um item que vai ser útil ou que ele poderá fazer bom proveito.

Lembre-se que antes de premiá-lo é importante conhecer um pouco dos gostos e hábitos dos colaboradores, pois isso ajuda bastante na hora de definir o tipo de prêmio.

Cartões benefícios

Os cartões benefícios são sempre uma boa escolha, já que traz mais liberdade e facilidade de compra. Outra opção é oferecer um vale presente seja em alguma loja ou até mesmo supermercado para que o colaborador possa gastar determinada quantia de créditos.

Viagens de incentivo

Outra maneira de como incentivar os colaboradores é proporcionar viagens de incentivo a equipe, já que poderá oferecer a ele uma experiência única que ficará guardada para sempre em sua memória.

É possível estipular viagens em grupo, que geralmente são realizadas no fim do ano como forma de confraternização da empresa, ou até mesmo individuais, para aqueles colaboradores que tiveram um melhor desempenho durante determinado período.

Na escolha dos destinos, dê preferência por locais onde os colaboradores poderão não só passear, mas também realizar alguma atividade que agregue conhecimento profissional. Ou seja, participar de um evento no ramo que atua ou até mesmo de um workshop.

Bônus salarial

O bônus salarial é um tipo de recompensa que geralmente é atrelada a uma meta, que pode ser individual, da equipe ou da empresa. O valor deve ser definido por meio de um percentual do salário anual do colaborador.

Cabe ressaltar, que para motivar colaboradores, esse bônus deve ser oferecido somente em situações que a empresa consiga alcançar a meta estabelecida.

Cursos de especialização

Cursos de especialização também devem fazer parte de uma boa gestão empresarial, já que é comum dentro do ambiente corporativo, profissionais buscarem crescimento por meio dos estudos.

Portanto, saiba que sua empresa pode incentivar os colaboradores pagando parte de um curso ou até o valor integral. Afinal, além de motivar os funcionários, você vai poder contar com profissionais mais preparados e atualizados.

Descontos em serviços

Por fim, procure por cartões de descontos que oferecem preços exclusivos em farmácias, padarias e restaurantes, entre outros estabelecimentos que os funcionários costumam visitar com frequência.

Para incentivar os colaboradores, sua empresa pode realizar parcerias com alguns deles e oferecer descontos mensais à equipe. Mas, antes procure fazer uma pesquisa de opinião com os trabalhadores, a fim de entender quais são suas principais necessidades no dia a dia e avalie as empresas da região para realizar parcerias.

É uma forma simples, mas muito eficaz de motivar os funcionários. De forma geral, manter a equipe motivada é um desafio em toda gestão empresarial e para dar certo é essencial conhecer muito bem os colaboradores para saber quais são seus principais desejos.

× Como podemos te ajudar?