Hábitos Alimentares |Mudanças na alimentação em 2019

por | 20/12/2018

Quando pensamos no famoso ditado: “Ano Novo, Vida Nova!” não estamos somente nos referindo a comportamentos e atitudes que foram realizadas no ano que se passou, mas sim da busca constante por bem-estar e qualidade de vida, a começar pelos hábitos alimentares.

Isso porque a alimentação é considerada um dos fatores decisivos para o surgimento de doenças crônicas que estão aparecendo em idades cada vez mais precoces. Esse é o momento de parar para pensar em quais foram seus hábitos alimentares durante o ano de 2018 para corrigir falhas e começar uma mudança alimentar para o ano que se inicia.

São tantas promessas que muitas delas acabamos não cumprindo como deveria, porém, são essenciais durante esse novo ciclo, no intuito de garantir uma vida melhor e mais saudável. Sabemos o quanto é difícil para muitas pessoas ter bons hábitos alimentares e conseguir alcançar um estilo de vida saudável, porém, é importante fazer um bom planejamento para não perder o foco e continuar sempre cuidando da saúde.

Bons Hábitos Alimentares para cumprir em 2019

Aumente a ingestão de líquidos

Um dos primeiros hábitos alimentares que deve ser considerado é a ingestão de líquidos diariamente, não somente água, mas também sucos naturais, alimentos ricos em água, entre eles, alface, pepino, aipo, tomate, rabanete, couve-flor, melancia, morango, brócolis e melão.  Esses fatores são essenciais para manter uma boa hidratação do organismo e garantir o funcionamento eficaz de todas as funções do corpo.

Dê preferência a alimentos naturais

Evite ao máximo produtos industrializados, a dica é utilizar seu cartão alimentação para comprar ingredientes saudáveis e preparar um bom prato ou usar o vale refeição com opções de comidas menos calóricas e nutritivas. Lembre-se de que quanto mais natural for seu prato, menor será a ingestão de conservantes e outros aditivos químicos que inflamam o organismo.

Coma mais frutas

Abuse da variedade de frutas que podem ser encontradas em quitandas, supermercados e hortifrútis. Ricas em vitaminas, minerais, fibras e muitos outros nutrientes responsáveis pelo bom desempenho das funções do organismo, elas devem ser incluídas, pelo menos, duas vezes ao dia nos seus lanches e refeições.

Aumente o consumo de vegetais

Os vegetais também são muito benéficos à saúde e por isso são adotados como bons hábitos alimentares, o que é importante estabelecer na rotina. Cenouras, alface, brócolis, rúcula, couve e chicória são opções que pode incluir em seu cardápio.

Alimente-se a cada três horas

Um erro muito comum das pessoas é passar horas em jejum, este é um hábito nada saudável, pois os alimentos funcionam como um combustível para o nosso corpo. O recomendado é comer de 3 em 3 horas e sempre ter um lanchinho saudável por perto.

Não desperdice os alimentos

No mundo em que vivemos, aplicar a sustentabilidade nos hábitos alimentares é essencial para a garantia de um futuro melhor, por isso, aproveite ao máximo os alimentos como cascas, polpas e sementes que trazem grandes nutrientes. As frutas e certos tipos de legumes podem ser consumidos com casas, enquanto as sementes torradas e transformadas em farinha podem ser usadas no preparo de bolos e pães.

Veja os rótulos com mais atenção

Geralmente as pessoas quando vão ao supermercado com seu cartão alimentação não têm o costume de verificar a descrição de rótulos, o que acaba influenciando em hábitos alimentares ruins. Por isso, a importância de estar sempre atento aos rótulos e verificar o quadro nutricional de cada produto e alimento. Evite produtos com muitos conservantes, açúcares e sódio, pois sobrecarregam o corpo e prejudicam a absorção de nutrientes.

Faça marmitas

Um dos hábitos alimentares cada vez mais adotados pelas pessoas são as marmitas e a dica é: quando for cozinhar em casa, já prepare a marmita do dia seguinte. Isso evita passar muitas horas fora de casa e quando bater aquela fome poderá optar pela marmita saudável que preparou.

Leia o menu antes de comer fora

Quando for comer em restaurantes com seu vale refeição, uma boa dica é ler e analisar o cardápio antes. Desta maneira, fica mais fácil verificar se o estabelecimento atende às suas necessidades.

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