Higienização de produtos e alimentos | Dicas de como fazer

por | 16/07/2020

Saiba como higienizar produtos e alimentos que chegam até sua casa

O delivery tem sido a alternativa para suprir as necessidades de consumo em tempos de pandemia. Porém, devemos ressaltar a importância de fazer uma boa à higienização de produtos que são entregues em nossas casas, sejam eles alimentos ou não.

A higienização dos produtos que chegam até nossa casa é importante pois eles podem carregar vírus e bactérias de fora e, em tempos de pandemia, o cuidado deve ser redobrado.

Higienização dos alimentos

Frutas e hortaliças devem ser lavadas com água corrente potável, após isso é interessante mantê-los de molho por cerca de 10 minutos em uma solução de água e água sanitária – 1 litro de água para uma colher de água sanitária. Depois, lave bem as frutas, verduras e legumes em água corrente potável para retirar qualquer resquício da água sanitária, seque e guarde os alimentos. Note que a água sanitária deve ser pura, isto é, sem aditivos de detergente e sem adição de cheiro.

A higienização de alimentos também pode ser feita com água e sabão, optando por detergente. Porém cuidado e lave muito bem as frutas e hortaliças nesse caso também para que o detergente não penetre no alimento. Uma bucha de cozinha pode ser utilizada para lavar caso essa seja sua opção.

Outra forma de higienizar os alimentos é com vinagre. Ponha os alimentos em molho numa solução de vinagre e água e reserve por cerca de 10 minutos também. Mais uma forma de higienização é passar bicarbonato nos alimentos e depois lavá-los.

Em alimentos embalados, pode-se fazer a limpeza ao lavá-los com água e sabão ou limpá-los com um pano seco e álcool 70%. Aí fazemos uma separação em uma mesa ou bancada de embalagens “sujas” e já limpas para então guardar os produtos.

E quando a comida vem por delivery? Lembre-se de usar a máscara para sair receber seu alimento. Separe um lugar para colocar como separamos para embalagens “sujas” e limpe a embalagem com álcool 70%. Lave bem as mãos e os punhos e aproveite sua refeição. Tenha cuidado em elevadores e prefira ter sempre um frasco de álcool em gel 70% para o caso de precisar usar o elevador. Vale lembrar aqui sobre a higienização de chaves que também é importante.

Higienização dos produtos

Sabemos que o delivery não é apenas de comida, e com a pandemia que se instala, estamos comprando cada vez mais pela internet para ter o produto entregue na comodidade de nossas casas. Portanto, lembre-se de higienizar os pacotes que chegarem com álcool 70% e os produtos, quando possível. Se forem roupas, por exemplo, lave-as normalmente antes de usá-las; se forem eletrônicos, limpe-os assim que chegarem com álcool 70% tomando cuidado para não os encharcar.

Outra dica que reforçamos é o uso de máscaras para receber seus produtos. Não basta só que seja feita a limpeza de embalagens, mas temos que ter cuidado também no contato com as outras pessoas. Reforçamos então o cuidado no elevador, use o álcool em gel ou lave bem as mãos e punhos todas as vezes que sair de sua casa, deixe separados sapatos para serem usados na rua e dentro de casa e higienize-os ao menos uma vez na semana.

Aproveite para usar seu cartão alimentação ou refeição

A LeCard oferece cartões para seus funcionários! Isso mesmo. Sem enrolação e sem dor de cabeça. Temos o que você procura para sanar esse jogo entre você e seu funcionário!

Nosso cartão alimentação são aceitos em diversos supermercados e o vale refeição é aceito em diversos restaurantes. De fácil manipulação, oferecemos um aplicativo que mostra qual o saldo disponível para cada cartão dividido em campos.

Por exemplo, seu funcionário tem um cartão apenas para vale alimentação e vale refeição. No aplicativo ele pode consultar o saldo de cada um desses – entre outros tipos de cartão – com praticidade. Entre em contato conosco para saber mais e siga nosso blog para mais informações.

× Como podemos te ajudar?