Home office: como motivar a equipe mesmo a distância?

por | 15/07/2021

Home office: como motivar a equipe mesmo a distância?

Não há como negar que a pandemia de Coronavírus pegou o mundo todo de surpresa chegando a praticamente todos os países em questão de meses. Com isso, as empresas tiveram que se adaptar a fim de garantir a saúde de seus trabalhadores e a opção mais viável foi o trabalho à distância ou home office.

A partir daí as organizações tiveram que alterar a sua rotina e o modo de trabalho para que os seus colaboradores pudessem contribuir de casa e em segurança. Toda essa mudança repentina e a necessidade de haver isolamento social gerou uma crise onde a maioria das empresas que não possuíam modelo e boa parte de seus colaboradores não possuíam estrutura para o trabalho a distância tiveram que passar por uma urgente adaptação e reestruturação para mudar não apenas sua rotina, mas também as relações de trabalho principalmente para tentar se manter no mercado.

Diante disso tudo, havia também a grande preocupação em relação a parte psicológica dos trabalhadores, porque é claro que o trabalho a distância tem suas vantagens, mas, às vezes, a carga de trabalho pode pesar mais e a sensação de conforto por gerar baixa produtividade e desânimo em meio ao isolamento social. 

Nesse cenário, a figura dos gestores e líderes é extremamente importante pois são eles que não apenas orientam e passam instruções para as suas equipes, mas também têm o papel de motivá-las e mantê-las unidas e produtivas.

Dar dicas motivacionais, engajar as suas equipes e conseguir o melhor de seus colaboradores sempre foram algumas das atribuições dos líderes. No entanto, nessa pandemia, eles tiveram que ampliar as suas capacidades para encontrar saídas e soluções que beneficiassem não apenas a empresa, mas também seus colaboradores, ou seja, atualmente essa função se mostra não só difícil, mas também inovadora. 

Primeiramente, o que é ser um líder? Tem gente que não vê diferença entre líder e chefe, mas ela existe embora muitos não saibam como diferenciar. Eles até podem ter o mesmo cargo, mas possuem formas totalmente diferentes de exercê-las. 

O chefe geralmente comanda as pessoas e impõem ordens, já o líder procura destacar as habilidades individuais de cada um, tem um contato mais próximo que permite a motivação e a compreensão de ideias em prol do bom funcionamento da empresa, por exemplo. 

Diante de tantas mudanças, problemas e inseguranças, como manter uma equipe motivada e ao mesmo tempo estar “próximo” deles para que os mesmos não se sintam desamparados e desmotivados? A seguir você verá algumas dicas de home office para manter um bom relacionamento com os colaboradores e a produtividade em alta.

Dicas home office:

Seja compreensivo

Sabemos que o mundo está uma loucura com tudo que está acontecendo então o que funcionava antes atualmente pode não funcionar, então seja compreensivo durante este trabalho a distância então tente fazer o melhor com que os seus funcionários dispõem e pode oferecer neste período difícil. 

Esteja sempre aberto à comunicação

Um bom líder tem que estar próximo da sua equipe, então, não deixe de conversar e ouvir todas as ideias do seu time, isto é extremamente importante ainda mais durante o trabalho a distância. 

O diálogo é fundamental para fazer o trabalho funcionar então procure sempre alinhar as metas e expectativas e mantenha o canal sempre aberto para o fornecimento de informações e esclarecimento de dúvidas de toda sua equipe, então esteja sempre presente.  

Esteja atento ao comportamento do seu time

Com a instabilidade da economia e dos empregos durante a pandemia, muitas pessoas se mostram inseguras e com medo da sua empresa ser afetada e consequentemente seu trabalho. Então fique de olho nos colaboradores para identificar a desmotivação e a falta de iniciativa. 

Procure oferecer uma atenção a essas pessoas e procure entender o que está acontecendo e faça o possível para mudar a situação, pois uma das funções dos líderes é identificar esses sinais e analisar todas as possibilidades para revertê-los. 

A importância do feedback

Mesmo durante o home office, é importante manter o contato com a equipe e passar os feedbacks para que eles saibam se estão desempenhando suas funções de forma correta. Sempre que possível faça uma análise, seja em grupo ou individual, dessa forma será possível acompanhar e mostrar a todos eles que eles não estão só e que o trabalho deles é super importante e fundamental para o desempenho da empresa. 

Demonstre confiança 

Uma das formas de conseguir a confiança da sua equipe é ser sempre honesto com eles, então não deixe de compartilhar todas informações com eles sejam elas boas ou ruins, dessa forma seu time terá a certeza que pode contar com você sempre que precisarem. 

Autonomia 

Ofereça a sua equipe uma maior participação nas atividades da empresa, ao descentralizar as tarefas os colaboradores sentirão que estão sendo ouvidos e que a opinião deles importa para a empresa. 

Reconhecimento

O reconhecimento vai muito além de um aumento de salário, então não deixe de valorizar o seu colaborador seja com elogios ou reconhecendo o seu bom desempenho no trabalho, isso o deixará ainda mais motivado e proativo. Viu, não é difícil, seguindo essas dicas para home office você definitivamente será um líder melhor para sua equipe. 

× Como podemos te ajudar?