Marketing de incentivo | Como aplicar em sua organização

por | 28/09/2020

Marketing de incentivo: O que é marketing de incentivo

O artigo de hoje fala sobre o que é marketing de incentivo e quais os benefícios para funcionários que ele pode gerar. Confira!

Como há tanta competição no mercado, o marketing de incentivo vem como uma excelente ferramenta, pois com algumas de suas ações em prática, é possível ter uma equipe motivada.

Quando falamos em estratégias de marketing, é comum pensar que isso vale apenas para clientes, contudo é preciso ter campanhas internas que estimulem os seus funcionários também.

Ter uma equipe de vendas motivada é a chave para ter boas vendas e, claro, uma equipe realizada em trabalhar. Ter funcionários engajados é o que queremos para ter as metas batidas e resultados mais satisfatórios.

O que é marketing de incentivo?

O marketing de incentivo serve para engajar seus colaboradores. Apesar do nome parecer ser uma ação externa, devemos ter essa ação interna. Além dos salários e benefícios para funcionários, é necessário oferecer mais para os responsáveis pelo desempenho de sua organização.

O marketing de incentivo é, portanto, um conjunto de ações que têm por objetivo incentivar os colaboradores a melhorar seus rendimentos dentro da companhia. Isto é, da mesma forma que você tenta fidelizar clientes, deve fazê-lo também com seus funcionários. É um trabalho constante de estímulo como benefícios para funcionários.

São criados então metas e prêmios para que o funcionário saiba quais são suas chances. O marketing de incentivo serve para potencializar o funcionamento da empresa e de seus funcionários, para mostrar que não é só um bom salário e um bom ambiente de trabalho no qual ele está.

Por que é importante implementar o marketing de incentivo?

Muitas pessoas podem achar desnecessário criar esse tipo de campanha dentro da empresa, contudo, estudos feitos pela AMPRO, 56% das empresas já utilizam do marketing de incentivo com sucesso em suas companhias. Além de 96% destas que colocam como fundamental ter um programa de incentivo para seus colaboradores.

O marketing de incentivo é, então, uma forma de manter seus funcionários engajados na empresa e estimulados a trazer mais e mais resultados positivos.

Vejamos algumas das vantagens e benefícios para funcionários em ter o marketing de incentivo implementado:

Atração e retenção de talentos

Se os salários não são uma boa forma de atrair novos talentos para sua empresa, investir em marketing de incentivo pode te ajudar a angariar mais pessoas para sua companhia. A retenção de talentos fica por conta do marketing de incentivo também, pois torna a empresa mais confortável de se trabalhar.

Melhora da organização

Ter um bom ambiente de trabalho é de extrema importância para as empresas. O marketing de incentivo vem com intuito de criar um clima organizacional melhor, já que traz ações de reconhecimento e valorização dos funcionários.

Aumento da produtividade

É básico, aumentar os benefícios para funcionários, aumenta também a produtividade destes. Pois que, quando você aumenta o estímulo para colaboradores, aumenta a vontade destes de serem mais produtivos e em tom com a empresa.

Consumidor

Ter uma equipe engajada e estimulada conta no fim, pois seus consumidores perceberão isso! Ter um vendedor mais pronto a fechar a venda, soluções de problemas se tornam mais fáceis também.

Como aplicar o marketing de incentivo?

Descubra motivação

Primeiro devemos saber para que o marketing de incentivo vai servir dentro de sua empresa. Devemos descobrir qual a sua motivação, se o setor de vendas não está vendendo tanto ou se há alguma outra área que precise mais de atenção e benefícios para funcionários.

Defina um objetivo

Aumentar as vendas, atrair mais profissionais para sua empresa, ou qual será seu objetivo com o marketing de incentivo? Ele deve estar ligado à sua motivação inicial, e a partir daí, começar a implementação.

Determine metas

Parte do planejamento inicial também envolve a definição das metas, regulamento, métricas e prazos para que o público-alvo dessa campanha conheça as regras do jogo e saiba o que precisa fazer para ser premiado.

Valorize sua campanha de incentivo

Eixe claro para todos os colaboradores – através de um evento, se possível – que agora há marketing de incentivo na empresa! Deixe que todos saibam o que é isso e como podem participar. Ficará claro aqui que a intenção é melhorar algo dentro da empresa, mas seus funcionários gozaram de benefícios por conta disso.

Realize feedbacks

Dê as ferramentas necessárias, isto é, todas as informações aos seus colaboradores para que estes tenham ciência do que está acontecendo na empresa e para que se mantenham engajados em melhorar.

Analise o resultado

Após implementado o marketing de incentivo, utilize das métricas que já conhecemos para saber se foi resolvido o que precisava, se os funcionários estão de acordo com o que queríamos e se todos se engajaram mais com os assuntos da empresa como um todo.

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