alimentos-que-melhoram-a-concentracao-e-memoria-espirito-santo

Memória e Concentração | Alimentos que Melhoram o Raciocínio

por | 01/02/2022

Saiba o que Devemos Comer para Melhorar a Memória e Concentração

Se uma alimentação saudável faz bem para o corpo, imagina para a saúde do cérebro. Utilizamos todos os dias informações que estão na nossa memória e, por vezes, o acúmulo de atividades, estresse e o avanço da idade contribuem para causarem danos a nossa memória e concentração.

Quando aquele esquecimento passageiro e comum passa a ser frequente é preciso buscar ajuda para manter o bom funcionamento do corpo. Diante disso, é necessário que cada “peça” do nosso organismo esteja em pleno equilíbrio, e para prevenir e garantir a saúde do cérebro saiba que existem alguns alimentos que melhoram a memória e concentração e é fundamental incluí-los na nossa dieta.

Estudos comprovam que alguns alimentos têm uma afinidade especial com a massa cinzenta. E para evitar o envelhecimento cerebral, e manter os neurônios conservados saiba que é indispensável ter uma alimentação saudável.

A fim de te ajudar a saber quais são os alimentos que melhoram a memória e concentração, a LeCard, empresa de cartão de benefícios no Espírito Santo, irá falar sobre o assunto de hoje, sobre alguns alimentos que ajudam a turbinar o raciocínio, ganhar foco e preservar as lembranças. 

Continue a leitura do blog e saiba quais são os alimentos recomendados e monte uma dieta que alimente sua memória e concentração!

Quais são os Alimentos que Melhoram a Memória e Concentração?

Como mencionado, existe uma variedade de alimentos que melhoram a memória e concentração e cuidam da saúde do cérebro. Portanto, usar os benefícios da nutrição saudável a seu favor é indispensável, já que tudo o que comemos causam diferentes impactos nas funções do seu corpo e cérebro.

Dessa forma, a fim de garantir uma turbinada em sua memória e concentração saiba que existe uma ampla lista de alimentos que são fundamentais e colaboram para aumentar o desempenho do seu cérebro. Conheça a seguir alguns deles:

Vegetais e Folhas Verde-Escuras

Os vegetais e folhas, como couve, espinafre e brócolis possuem vitaminas excelentes ​​para melhorar a função cerebral de memória e concentração. Essas hortaliças de coloração escura concentram um mix de substâncias que auxiliam o sistema nervoso e por isso devem fazer parte do seu cardápio.

Entre os principais alimentos que melhoram a memória e concentração, damos um destaque especial ao espinafre, pois ele fornece bastante luteína, que faz parte de uma família de pigmentos conhecida como carotenóides, que tende a ser um componente que contribui para a saúde cerebral.

Abacate

Certamente você já deve ter ouvido falar dos benefícios do abacate para a memória e concentração. Esse alimento é famoso por ser 2 em 1, pois ele é rico em vitaminas boas para a inteligência, como a B12, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros compostos fundamentais para os neurônios e ainda contribui para a redução da pressão arterial.

Apesar das calorias, o fruto de polpa cremosa possui um mix de substâncias que funcionam como uma blindagem da massa cinzenta e que protege as artérias, garantindo um excelente fluxo sanguíneo inclusive para o cérebro. 

Ou seja, esse é um dos alimentos que melhoram a memória, pois seus nutrientes aperfeiçoam as conexões entre os neurônios, exercendo um papel crucial no aprendizado, memória e concentração.

Nozes, Castanhas e Azeite de Oliva

Você também pode encontrar gorduras boas em amêndoas, nozes, pistache, castanha do Pará, Esses alimentos são ótimos para o cérebro, uma vez que elas têm nutrientes e ácidos graxos que contribuem para o aumento da memória e concentração, pois esbanjam selênio.

O azeite de oliva também é fonte de gorduras boas. Esse é um dos alimentos que possuem polifenóis que desempenham duplo efeito, pois ajudam tanto na preservação do cérebro quanto do coração.

Suco de Uva

O suco de uva 100% integral também faz parte dos alimentos que melhoram a memória e são ótimos para o cérebro. O ideal é realizar um consumo diário de 400 mililitros para melhorar a função cognitiva. 

Essa deliciosa bebida que você consegue adquirir com o Lecard cartão de benefícios do Espírito Santo promove um aumento nos níveis de BDNF, pois a proteína estimula novas conexões entre as redes de neurônios, bem como a renovação dessas células. 

Chá Verde

Há uma comprovação de que a mistura de chá verde ingerida diariamente tem o intuito de deixar suas funções cognitivas ainda melhores. Isso porque ela barra as agressões ao hipocampo, que é uma das principais regiões cerebrais associadas ao aprendizado, memória e concentração.

Peixe

Por fim, entre um dos últimos alimentos que melhoram a memória e concentração listamos os peixes. Eles são conhecidos por serem ricos em ômega-3, que é um nutriente que estimula o funcionamento de nossos neurônios facilitando a plasticidade sináptica. Por isso, inclua peixes como sardinha e salmão pelo menos duas vezes por semana na sua dieta, para aproveitar os benefícios dessa substância.

Adquira o seu Cartão de Benefícios no Espírito Santo

A LeCard, é uma empresa de cartão de benefícios no Espírito Santo que atua com o cartão alimentação é um benefício muito interessante, tanto para o colaborador quanto para a empresa que o oferta. 

Esse benefício disponibiliza aos colaboradores a chance de escolher entre uma série de comércios para realizar a compra de alimentos saudáveis que irão auxiliar na melhora da memória e concentração na rotina de trabalho.

Com o cartão alimentação, os funcionários conseguem fazer a compra de alimentos durante o mês, de forma mais livre e econômica. Por isso, adquira o cartão de benefícios no Espírito Santo e contribua para que os seus funcionários tenham uma alimentação que melhore a memória e a qualidade de vida.

Acesse o site da LeCard e conheça mais sobre os cartões para deixar sua equipe mais motivada e satisfeita, o que influenciará diretamente na produtividade do seu estabelecimento.

× Como podemos te ajudar?