PDI | Já ouviu falar sobre esse termo?

por | 14/09/2020

Saiba o que é o Plano de Desenvolvimento Individual

O artigo de hoje vem trazer informações sobre o que é PDI e como aplicar o PDI. Confira! O PDI tem a finalidade de auxiliar o alcance de metas de curto e longo prazo, relacionadas tanto com a carreira quanto com a vida pessoal dos colaboradores.

Seu objetivo é aumentar exponencialmente a motivação, o foco, a produtividade e a energia para o trabalho e proporcionar cartões benefícios é uma excelente forma de engajar melhor os trabalhadores.

O que é PDI?

O Plano de Desenvolvimento Individual – PDI – é uma ferramenta utilizada para impulsionar o desenvolvimento de um indivíduo de forma organizada e estratégica. Assim, o PDI ajuda você e seus colaboradores a planejar a carreira com desenvolvimento de novas competências, melhora do desempenho e alcance de novos desafios.

Por que o PDI é importante?

Seu objetivo principal é colaborar com o desenvolvimento dos funcionários, bem como das lideranças da empresa. Sem um PDI bem planejado, os funcionários mantêm as competências de quando foram contratados. O que não pode acontecer, pois assim, a empresa perde competitividade.

Por isso o PDI é tão importante, é fundamental na hora de empoderar o funcionário a melhoras, de forma individual, personalizada e flexível de acordo com a capacidade de cada um.

O que o PDI deve ter

Análise e definição de objetivos

É essencial uma análise das competências do colaborador. Saber quais são as lacunas a serem preenchidas de acordo com o crescimento deste funcionário na empresa. Isto é, será feito um panorama das formações e experiências até o momento, para que assim se tenha um detalhamento do que o funcionário pode oferecer e o que mais ele pode aprender.

Uma análise situacional também é interessante, mas deve ser pensado no âmbito empresarial, ou seja, a empresa deve definir os objetivos em curto, médio e longo prazo. Assim fica mais fácil definir um PDI onde o funcionário sabe o que está acontecendo.

Vejamos um exemplo de longo prazo: um estagiário que almeja um cargo de liderança na empresa. Para isso, ele terá de se formar na faculdade, fazer alguns cursos para aperfeiçoamento, além de aprender dentro da própria empresa sobre ela, para que possa chegar ao ponto desejado. É fundamental para o PDI que o colaborador queira ascender na empresa.

Planejamento

É necessário que se faça um planejamento detalhado do caminho do colaborador até o que ele almeja dentro da empresa, ou do lugar que ele pode chegar. É necessário também um prazo, delimitar as competências necessárias para o que se quer e a definição de um mentor para este caminho é de extrema importância.

Prazos

É possível criar um PDI de seis meses, ou de cinco anos. Tudo depende do que se espera realizar e para isso, é necessário um período condizente.

É interessante estabelecer submetas quando o período de conquista é extenso, assim ficamos sabendo se tudo está indo de acordo com o planejando, ou se há “atrasos” no planejamento. O importante é ter um plano macro, e as pequenas coisas serem definidas como desenvolvimento deste.

Principais vantagens do PDI

Clareza

O colaborador tem uma ideia melhor do que está acontecendo em sua carreira e pode se organizar de forma mais eficiente a fim de cumprir as metas estipuladas.

Motivação

Como o PDI é feito de acordo com o desejo do colaborador e alinhado com o que a empresa necessita, a empresa investe neste funcionário mostrando-lhe que se importa com seu crescimento e dando espaço para este. Isso torna o profissional mais engajado com seus afazeres e mais realizado com a empresa em geral.

Direcionamento

O PDI oferece um mapa do crescimento de cada profissional. Esse mapa ajuda o funcionário a ter autonomia em suas ações de aprendizado, sabendo para onde precisa ir.

Responsabilidade

O PDI põe nas mãos do colaborador seu próprio futuro, isto é, depende somente dele a ascensão ou não dentro da empresa. Todas as outras ferramentas necessárias estão sendo oferecidas, mas o colaborador deve saber que ele precisa aproveitar dessas oportunidades.

A empresa se preocupa em dar um ambiente positivo que motive os funcionários, mas os funcionários estão no leme de suas próprias carreiras. A responsabilidade de buscar o que falta é do colaborador, mas em mente que a responsabilidade de incentivar os funcionários é da empresa.

Autoconhecimento

Como elaborar um PDI exige uma boa olhada nos currículos, o autoconhecimento vem à tona, trazendo o que cada um sabe e o que precisa saber. O PDI é uma forma de informar funcionários e líderes sobre as capacidades de cada um no momento e para onde ir de acordo com o que se almeja.

Diferenciação

A qualificação do funcionário é cada vez mais importante para ele e para a empresa que o contrata. Ter um PDI significa ter metas de crescimento junto da empresa e de ascensão pessoal.

Carreira

Ter um PDI é satisfatório para a carreira do profissional. Com este plano, ele sabe para onde está indo e se satisfaz em saber que está crescendo e chegando onde deseja dentro de uma empresa.

Identificação

Encontrar a profissão desejada é algo que todos almejam. Porém, nem sempre que começamos um novo emprego é tudo aquilo que queríamos. O PDI vem resolver este problema, pois com ele, o funcionário deixa claro suas intenções de trabalho e o líder pode se beneficiar disso oferecendo as carreiras disponíveis dentro da empresa.

Todos ganham, pois um funcionário motivado, é um funcionário que trabalha bem e que cumpre com suas obrigações de forma satisfatória e sem estresses.

Como aplicar o PDI

Avaliação do desempenho

Essa avaliação é importante pois é necessário conhecer seu funcionário antes de implementar qualquer coisa com relação a ele. Aqui entra a parte de fazer um mapa de cada funcionário, estabelecendo as competências de cada um e os desejos deles.

Objetivos e metas

Antes de traçar um caminho, devemos saber para onde estamos indo. Após saber tudo o que precisa sobre cada funcionário, defina uma meta que esteja relacionada ao que os funcionários almejam e o que a empresa pode se tornar.

Cronograma

Quando o caminho estiver definido, é hora de saber em quanto tempo será feito esse percurso. Defina um cronograma de acordo com o que quer ser feito e estabeleça essas datas com seus funcionários. Fique atento ao desenvolvimento de cada um e a tomada de decisões será mais fácil.

Feedback

Aqui o colaborador tem espaço para conversar sobre seu PDI. Ele deve ser avisado sobre atrasos, bem como sobre adiantamentos. Seus esforços devem ser comentados e seus fracassos também. Tudo com cuidado para não desmotivar o funcionário.

Benefícios para funcionários

Atuando há mais de quatro anos no mercado brasileiro, a Le Card oferece cartão benefício para colaboradores, que refletem em redução de custos, aumento da produtividade, incentivo fiscal e melhor relacionamento entre sua empresa e seus colaboradores.

× Como podemos te ajudar?