Programa de Alimentação do Trabalhador | Conheça as vantagens

por | 10/08/2018

É possível dizer quer toda empresa tem como principal objetivo lucrar, mas sabemos que para isso ser concretizado é preciso ter funcionários qualificados e satisfeitos para garantir maior produtividade no ambiente de trabalho.

Ter colaboradores motivados é algo que requer muito mais que um salário elevado, conta também com benefícios para funcionários que possam somar para uma maior qualidade de vida.

Com isso, a grande dúvida é unir essa melhora da qualidade de vida dos colaboradores de maneira que também ofereça vantagens a empresa como a ajuda na redução de impostos. Foi a partir dessas necessidades que surgiu o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Criado pela Lei 6.321/1976 e regulado pelo Decreto nº 5/1991, através do Ministério do Trabalho e Emprego, o Programa de Alimentação do Trabalhador tem como principal característica melhorar a qualidade nutricional dos funcionários.

O objetivo é fazer com que todo empregador tenha controle em relação a alimentação dos colaboradores para proporcionar refeições saudáveis e equilibradas, com o intuito do profissional adquirir maior capacidade física, maior resistência e diminuir as chances de acidentes no trabalho.

O programa traz vantagens tanto ao trabalhador quanto à empresa, que vê seus resultados melhorarem quando seus colaboradores estão satisfeitos e motivados.

Maneiras de aplicar o Programa de Alimentação do Trabalhador

Existem várias maneiras de as empresas aplicar o PAT para seus trabalhadores.

Forma direta

É possível aderir ao programa através de forma direta de duas maneiras, a primeira é por meio do serviço próprio, em que os profissionais contratados pela empresa preparam a alimentação do trabalhador, oferecendo refeições no próprio expediente e no próprio estabelecimento.

A segunda forma de prestação direta é a contratação de uma empresa especializada, que terceirize a produção de alimentos dentro do refeitório do próprio estabelecimento.

Forma indireta

Com a forma indireta, o empregador oferece cartões magnéticos aos funcionários, para que possam adquirir alimentos para suas refeições, como o cartão alimentação e o cartão refeição.

Nesse caso, o empregador contrata uma empresa terceirizada registrada no PAT para operar o sistema de convênios que possam ser utilizados apenas para a compra de refeições prontas ou também na compra de produtos alimentícios na rede de estabelecimentos da rede credenciada.

Esse programa conta com vários benefícios para funcionários, entre eles: melhorias nas condições nutricionais e de qualidade de vida, aumento de sua capacidade física, aumento de resistência à fadiga, aumento de resistência a doenças e diminuição dos acidentes de trabalho.

Vale destacar que, o valor do benefício concedido aos trabalhadores é isento de encargos sociais como o FGTS e INSS. A parcela custeada pelo empregador também não tem natureza salarial e não se incorpora à remuneração para quaisquer efeitos.

Vantagens do Programa de Alimentação do Trabalhador

O programa de alimentação do trabalhador traz benefícios tanto ao funcionário quanto à empresa, que percebe melhores resultados com seus colaboradores satisfeitos e motivados.

Outra grande vantagem é que as empresas adequadas à lei do PAT conseguem um aumento significativo de produtividade e uma maior integração entre trabalhador e empresa, evitando faltas, atrasos ou grande rotatividade dos colaboradores.

As empresas optantes pelo Simples Nacional ou que possuem tributação baseada no Lucro Presumido, terá direito à isenção de encargos sociais (FGTS e INSS) em cima dos valores líquidos do benefício. Caso a empresa seja optante pelo Lucro Real, haverá uma dedução no imposto de renda, em que o cálculo é realizado de acordo com os valores gastos com alimentação.

Além disso, a empresa ainda conquista o aumento de produtividade, já que, com uma alimentação saudável, o trabalhador tem mais disposição para realizar as tarefas.

A Le Card é uma Administradora de Cartões registrada no PAT

A Le Card é uma empresa especializada na administração de cartões que oferece as melhores soluções em benefícios para colaboradores.

Conta com uma equipe totalmente capacitada e profissionais de excelência para resolver todas as burocracias necessárias. Assim, o empregador não precisa se preocupar em criar medidas para seguir as regras do programa, pois a Le Card é uma empresa registrada no programa de alimentação do trabalhador enquadrando empresas em todos os requisitos adequados para aderir ao programa.

Com os cartões Le Card, o empregador possui as seguintes vantagens:

– Aumento no nível de qualidade dos produtos/serviços;

– Aumento na agilidade/rapidez da produção;

– Aumento na satisfação com o trabalho/motivação;

– Aumento da integração entre trabalhador e empresa;

– Aumento na atratividade da empresa aos empregados;

– Possibilidade de oferecer refeições aos trabalhadores, mesmo sem um refeitório;

– Facilidade de implantação e controle;

– Incentivo fiscal sobre despesa com a alimentação dos trabalhadores

Para saber mais sobre a Le Card acesse: https://www.lecard.com.br/

× Como podemos te ajudar?