Rentabilidade financeira | Dicas e técnicas de negociação

por | 30/06/2020

Rentabilidade financeira: Dicas e técnicas de negociação

Negociar com fornecedores é a base de qualquer negócio de sucesso. Através disso a empresa garante preços de acordo com o produto e parcerias para que nunca faltem artigos para a produção no momento certo.

As técnicas de negociação se tornaram imprescindíveis agora que o assunto do momento é a pandemia. A rentabilidade financeira é algo que toda empresa deve estar atenta, mas agora ainda mais.

Devemos estar atentos a compras não do mais barato, mas do mais rentável, isto é, do que converse melhor com nosso público-alvo e lhes dê maior segurança em voltar a comprar.

Transparência e clareza de custos

Saber o quanto vale cada coisa, saber que aquilo vale para seu cliente e estar a frente são fatos que andam de mãos dadas.

Relacionamentos duradouros

Com isso, queremos falar sobre as parcerias. Ter um parceiro é muito melhor do que ter apenas um cliente ou fornecedor, pois os preços se mantêm de acordo com a inflação e a falta de matéria prima para produzir é algo que não pode acontecer. Ter um parceiro significa ter uma extensão da sua empresa em outra. É um ceder ao longo do tempo que compensa para ambos os lados.

Ter parceiros também significa que, em momentos como o que estamos vivendo, a negociação de contas fica mais fácil para todos.

Fazer cotações

Estar sempre de olho no preço de venda da matéria prima é importante para ter certeza de que você está comprando com o melhor valor possível.

Dividir e priorizar

Devemos dividir os pontos para priorizá-los. Toda negociação precisa ter pontos positivos, mas também vai ter pontos negativos. Devemos saber balanceá-los para ter o melhor resultado possível.

Empatia

Colocar-se no lugar do outro é de extrema importância para uma boa parceria. Negociar significa ambas as partes estarem de acordo com o decidido, sem imposições.

Coerência

Seja coerente. Não adianta ficar chorando os preços quando seu parceiro vê você nas redes sociais – que hoje mostram tudo da vida de todos – viajando ou aproveitando de prazeres caros. Administração de conflitos é complicada e não vale a dor de cabeça.

Negociações em meio à pandemia

Com esse problema que estamos enfrentando, todos que sentem empatia tendem a retribuí-la, isto é, se você se mostra como propenso a sentar e conversar sobre as contas, outras pessoas também sentem essa necessidade de fazê-lo com você.

Prorrogar a data de pagamentos ajuda os outros e ajuda com que você tenha suas datas de pagamentos prorrogadas também.

A suspensão do contrato de trabalho tem sido muito usada pelos empregadores, já que é uma opção para que os funcionários recebam em casa, quando não podem trabalhar, e é uma ajuda que o governo instalou para que empregadores possam tentar manter as portas abertas após a pandemia.

Negociação das dívidas da empresa com o governo também tem sido uma saída para aqueles que precisam dessa alternativa. Os juros estão baixos ao ano e é uma boa solução para manter-se firme até que tudo isso passe.

Entenda que pequenos empresários necessitam de maior rentabilidade financeira, isto é, necessitam mais do pagamento que uma grande empresa. Estamos aqui de novo com a empatia.

Abrir o coração aos funcionários, explicar o que está acontecendo é também uma boa estratégia, pois se a empresa quebra, não é um bom negócio para ninguém.

Cartão Le Card

O Cartão Le Card é um cartão de benefícios de fácil gerenciamento tanto para o empresário quanto para o empregado.

Ele oferece um aplicativo que mostra o saldo do cartão detalhadamente, já que pode ser utilizado para vários benefícios como: alimentação, combustível, refeição, farmácia e o multibenefícios, que dá acesso a academias, autoescola, lanchonetes, mercearias, casa de carnes, clínicas médicas, postos de combustíveis, dentistas, restaurantes, padarias, óticas, sorveterias, vestuário em geral e muito mais.

A motivação gerada pelo cartão para os funcionários é um diferencial que sua empresa precisa ter. Entre em contato conosco e faça uma avaliação!

× Como podemos te ajudar?