Saúde mental dos colaboradores | Como mantê-la em dia

por | 27/08/2020

Saúde mental dos colaboradores: Como mantê-la em dia

Segundo a OMS, saúde é ter estabilidade entre corpo, mente e social. Por isso, falaremos hoje sobre a saúde mental dos colaboradores, a fim de manter você, empresário, informado sobre as necessidades de cada um.

O ser humano necessita estar em equilíbrio com as três frentes supracitadas. Mas como manter a saúde mental dos colaboradores uma vez que o Brasil tem altos índices de depressão e o maior índice de ansiedade no mundo?

Transtornos como ansiedade e depressão são difíceis de perceber, mas separamos algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a ser um lugar saudável e com pessoas saudáveis.

O que é saúde mental?

Saúde mental é um estado de bem-estar do ser humano, em que a pessoa é capaz, mesmo com o estresse diário, se recuperar e ser produtiva. É também equilíbrio emocional para lidar com problemas internos e externos.

É a capacidade de lidar com as próprias emoções e com o outro sem sair do sério. É a qualidade cognitiva ou emocional das pessoas. Pode ser chamada também de sanidade mental.

Riscos à saúde mental e física

O excesso de trabalho pode contribuir para alguns problemas, bem como as relações dentro do local de trabalho. Vejamos sobre a ansiedade que é um dos principais problemas enfrentados quanto à saúde mental:

Ansiedade e estresse por causa do ambiente de trabalho é algo a se pensar com muito cuidado. Segundo o ISMA, 72% dos brasileiros sofrem sequelas por conta do estresse gerado no ambiente de trabalho.

Alguns fatores que podem causar o estresse e a ansiedade são estar sempre conectado à internet, mesmo nas horas de lazer; não ter um número de telefone profissional e outro pessoal; não ter um horário de trabalho definido e, por fim, o comprometimento das funções que exerce na empresa, isto é, não dar conta de realizar todas as atividades programadas.

Este último item, por ser de responsabilidade do colaborador, é preocupante pois o trabalhador passa mais horas no escritório para terminar as suas atividades, deixando de lado sua saúde mental.

A ansiedade vem como decorrência do acúmulo de estresse, por causa do aumento do cortisol no sangue, levando a doenças, falta ou excesso de sono entre outros transtornos.

Falta de segurança no ambiente de trabalho também contribui para a falta de saúde mental, uma vez que pessoas que trabalhem com o “perigo” – em construções ou com produtos químicos, por exemplo – têm a tendência a sofrer mais estresse e seus decorrentes.

Mitos sobre saúde mental e transtornos

Muitas pessoas têm ideias erradas sobre transtornos e tratam a saúde mental como algo que não merece devida atenção, negligenciando sua sanidade mental. São doenças tratadas como fictícias para algumas pessoas, por não apresentarem sintomas físicos.

Contudo, há uma gama de estudos que comprovem que a saúde mental provoca problemas físicos quando não está equilibrada. Problemas como AVCs, desequilíbrio dos hormônios produzidos pelo corpo, entre tantos outros.

Não podemos nos esquecer que certas frases não fazem bem para ninguém, como: “doenças mentais são fruto da imaginação das pessoas” ou “doenças mentais não têm cura” e até mesmo “pessoas com problemas mentais são preguiçosas”. Devemos nos distanciar dessas palavras e dar o nosso máximo para auxiliar pessoas com problemas de saúde mental.

Como ajudar uma pessoa com doença mental

É difícil diagnosticar uma doença mental. Para isto, existem psicólogos e psiquiatras preparados para lidar com essas situações e prontos para ajudar uma pessoa.

Nós, que não somos médicos ou terapeutas, podemos ajudar mostrando a pessoa que o problema dela tem cura e que estamos lá para ajudá-la no que for necessário. Por nossa vez, devemos estudar sobre os problemas de saúde mental para saber melhor o que essa pessoa passa e tentar entender melhor como é estar doente desta forma.

Tendo essas informações, estaremos aptos e mais receptivos a ajuda necessária para curar essa pessoa e trazê-la de volta à normalidade.

Cartão benefício em Vitória – ES

A Le Card é uma Administradora de Cartão no Espírito Santo, que oferece diversos tipos de benefícios para funcionários, devidamente regulamentados pelo PAT, reforça o comprometimento com a legislação.

Ela tem à sua disposição diferentes tipos de benefícios para trazer mais comodidade e qualidade aos trabalhadores, que poderão usufruir de cartões como: vale alimentaçãovale combustívelvale refeiçãovale RH e além do cartão multibenefícios.

São diversos benefícios de acordo com as necessidades da sua equipe, garantindo um excelente investimento para sua empresa.

× Como podemos te ajudar?