Programas de Reconhecimento | Vantagens

por | 01/08/2021

O que são os programas de reconhecimento?


Os programas de reconhecimento são estratégias aplicadas pela empresa para valorizar seus funcionários, a fim de garantir maior motivação e, consequentemente, maior produtividade.
Essas medidas são benéficas tanto para os funcionários quanto para a empresa. Sendo assim, os programas de reconhecimento fazem parte da gestão de pessoas, que, por sua vez, é um conjunto de práticas focadas em trabalhar o capital humano.
Isso significa implementar, na empresa, atitudes que valorizem o trabalho das pessoas, com o objetivo de obter melhores resultados. Tais práticas pautam-se em: garantir o bem-estar dos funcionários, promover comunicação, respeito, motivação, trabalho em equipe, desenvolvimento de habilidades, entre outras.


Um estudo da Harvard Business Review Analytic Services, divulgado em 2020, descobriu que os funcionários engajados em seu trabalho estão entre os mais produtivos. A pesquisa também apontou que 81% dos empresários percebem que funcionários altamente engajados têm melhor desempenho e são mais produtivos do que aqueles com engajamento médio ou baixo.

Durante o levantamento, constatou-se que 72% concordaram que as organizações com funcionários altamente engajados têm clientes mais satisfeitos.
Empresas são feitas de pessoas, pois são elas, as pessoas, que auxiliam a organização a lograr êxito. Nada mais justo, então, que valorizá-las, por isso, a importância dos programas de reconhecimento.
Programas de reconhecimento compreendem tanto motivações financeiras, como aumento de salário, bonificações e benefícios empresariais, quanto medidas para valorizar a pessoa como profissional e como parte de uma equipe.
Nesse viés, as gestões precisam perceber que, apesar da obrigação de desempenhar um bom trabalho, é extremamente importante que o reconhecimento seja parte integrante do dia a dia dos funcionários.

Vantagens de programas de reconhecimento

Aumento da produtividade

É muito simples: quanto mais motivados os funcionários estão, mais produtivos eles serão em suas funções.
É certo que o colaborador precisa de motivação para trabalhar, ou seja, sentir-se importante no que ele faz é imprescindível para a empresa. Inclusive, muitos estudos científicos comprovam que o reconhecimento influencia diretamente no psicológico humano.
Dessa forma, uma equipe engajada em programas de reconhecimento se sente muito melhor para desempenhar suas tarefas, o que proporciona uma boa produtividade.

Melhora os resultados da empresa

Essas vantagens de programas de reconhecimento relacionam-se ao tópico anterior. Funcionários motivados ampliam a produtividade e, consequentemente, propiciam resultados melhores para a empresa.
Em suma, não é só o funcionário que ganha, mas também a própria empresa, que investe em programas de reconhecimento e consegue, assim, tornar o sucesso alcançável e visível.

Retenção de talentos

Uma das principais causas de pedidos de demissão é a falta de reconhecimento. Em âmbito profissional, isso desmotiva o trabalhador, que não consegue ser produtivo e realizar suas funções com satisfação por não se sentir valorizado.
Assim, uma das vantagens de programas de reconhecimento é manter, na empresa, uma boa equipe, a fim de reduzir os índices de desligamento e a necessidade constante de substituição. Tal fator, vale ressaltar, contribui para minimizar gastos da empresa com novas contratações e treinamentos.

Como implementar programas de reconhecimento na empresa?

Existem várias ações de programas de reconhecimento que podem ser implementadas para garantir todas essas vantagens.

Trabalhe o reconhecimento

Pode parecer um pouco vago, mas é preciso buscar maneiras de engajar e motivar os trabalhadores diariamente. Os programas de reconhecimento podem ser: ter um funcionário do mês, por exemplo, recompensar trabalhadores pelo tempo de serviço, promover atividades, como confraternizações, para comemorar o desempenho da equipe, entre tantas outras ações.
Assim, será possível demonstrar, ao funcionário, que seu trabalho é importante para a empresa.

Elogios

É sempre importante elogiar as pequenas ações da equipe, postura esta que ajuda a reconhecer o esforço e motiva os funcionários a continuarem com um bom desempenho. Dessa forma, eles buscarão melhorar cada vez mais e terão mais iniciativa.

Comunicação

É importante, também, manter um diálogo com a equipe, para saber como anda a rotina, as dificuldades. Ou seja, ter um feedback é essencial para que o desenvolvimento seja benéfico para ambos os lados.
A comunicação entre os colegas de equipe é igualmente importante. Por isso, é preciso estimular um bom ambiente, menos competitivo e mais colaborativo.

Benefícios empresariais

Existem vários benefícios dos programas de reconhecimento que podem ser implementados nas empresas. Desde dias de folga até bonificações financeiras, essas medidas são ótimas formas de motivar os funcionários.
Os benefícios são vantajosos tanto para a empresa quanto para o funcionário. Na verdade, são incentivos.

Diferentemente dos encargos sociais obrigatórios, que engajam o colaborador a continuar na empresa e a trabalhar com mais satisfação.
Alguns exemplos de benefícios como programas de reconhecimento são:

  • planos de saúde;
  • seguros de vida;
  • vale transporte;
  • cartão alimentação;
  • cartão refeição;
  • cartão combustível;
  • cartão farmácia, entre outros.


Essas continuam sendo as melhores estratégias para reter talentos e aumentar a produtividade, bem como ampliar a motivação.

Le Card Benefícios

Na Le Card, sua empresa pode oferecer uma série de cartões de benefício.
Os cartões da Le Card apresentam ótimas vantagens de programas de reconhecimento, tanto para o funcionário quanto para a empresa. Isso garante redução de custos, incentivo fiscal e melhor relacionamento entre sua empresa e seus colaboradores.

× Como podemos te ajudar?