Você sabe a diferença entre cartão alimentação e refeição?

por | 16/06/2022

Não há nada melhor do que poder contar com benefícios empresariais que ajudam a complementar a renda e custear os gastos mensais com alimentação, não é mesmo? Diante disso, muitas empresas ficam na dúvida entre implementar o cartão alimentação ou o cartão refeição. Pensando em te ajudar a fazer a melhor escolha, vamos explicar as principais diferenças e qual dos benefícios pode se encaixar melhor na proposta da sua empresa.

Quais são as vantagens em oferecer o benefício para seus funcionários?

Existem muitas condições que fazem com que você faça uma boa escolha para compor a equipe da sua empresa. Dentre elas, é importante avaliar o currículo e as potencialidades de cada um, no entanto, também há um fator que podemos contribuir para que os funcionários se identifiquem com o ambiente organizacional. Através de ações que estimulam a motivação e o interesse em crescer na carreira, transformamos o trabalho em algo muito maior do que apenas fonte de sustento, ele passa a se tornar um objetivo pessoal na carreira de cada um que compõe a equipe.

Dentre as ações que pode auxiliar os funcionários, tanto economicamente quanto no quesito de motivação são benefícios empresariais voltados para a alimentação, afinal, com o aumento dos preços dos produtos o benefício pode ajudar a reduzir gastos mensais sem precisar abrir mão de coisas essenciais para nossa sobrevivência.

Pensando nisso, podem surgir algumas dúvidas da empresa que deseja implementar este tipo de benefício, não sabendo qual das modalidades melhor se encaixa com as condições da equipe, assim como os funcionários também podem não saber qual das opções escolher. Assim, é importante conhecer as principais diferenças entre o cartão alimentação e o cartão refeição para fazer o melhor uso do benefício.

Qual a diferença entre cartão alimentação e o cartão refeição?

O cartão alimentação permite que os colaboradores contemplados possam realizar suas compras mensais em diversos estabelecimentos conveniados, sejam supermercados, açougues, mercearias, hortifruti e muitos outros. É a opção ideal para aqueles que sempre preparam suas refeições no dia a dia e utilizam marmitas no trabalho.

No entanto, apesar de ser aceito em diversos estabelecimentos do ramo alimentício, não é permitida a utilização em comércios que oferecem refeições prontas como restaurantes, por exemplo. Com o vale em mãos, o colaborador pode aproveitar para adquirir os alimentos que deseja nos locais de sua preferência. Outra norma, estabelecida em 2002, não permite que o cartão alimentação seja utilizado para comprar bebidas alcoólicas ou cigarros e, caso o estabelecimento venda produtos dessa natureza a serem pagos com o benefício, podem sofrer multas e outras punições.

Já o cartão refeição é uma opção prática para aqueles que têm o hábito de fazerem suas refeições em restaurantes, optando pela facilidade de comidas prontas. Assim, com o benefício é possível durante o horário do almoço, se alimentar em restaurantes e outros estabelecimentos do ramo alimentício conveniados com a empresa que oferece o cartão.
Além de restaurantes, uma ótima notícia é que o cartão refeição também pode ser utilizado em lanchonetes, redes de fast-food, padarias e outros comércios do mesmo segmento, o que pode alegrar ainda mais o funcionário beneficiado.

Conheça as principais vantagens do benefício

Optando pela implementação dos benefícios de alimentação na sua empresa, ambos os lados saem ganhando. Os funcionários tornam-se cada vez mais motivados e satisfeitos com as diretrizes da organização, assim como a empresa auxilia na conquista da autonomia financeira da equipe, ou seja, é a construção de uma relação de cooperação. Caso tenha interesse, nós da Le Card somos uma empresa de cartões de benefícios localizada em Vitória e temos condições especiais para oferecer.

Dentre nossas principais vantagens está o fato de que não há taxa de administração e com envio em até 24 horas em toda grande Vitória, obtendo nossos cartões a empresa é cadastrada gratuitamente no Programa de Alimentação do Trabalhador, que concede à empresa um desconto de até 4% sobre o imposto de renda anual. Já para o trabalhador, o benefício é que estamos presente em toda as grandes redes de Supermercado do Espírito Santo e é possível realizar consultas de saldo 24 horas por dia, através do telefone, site ou aplicativo. Outro fator positivo é a possibilidade de retenção de talentos, já que é comum que pessoas capacitadas e interessadas em se desenvolver busquem por oportunidades cada vez mais compatíveis com suas habilidades, prezando por empresas que valorizam seus funcionários e oferecem boas condições de trabalho.

Não perca a oportunidade e entre já em contato. Temos condições especiais para te oferecer um atendimento personalizado, tudo pensando na sua comodidade e conforto. Faça seu orçamento conosco e descubra as possibilidades de propor melhorias no seu negócio. Entre em contato com nosso Departamento Comercial através do e-mail: comercial@lecard.com.br ou pelo telefone: (27) 2233-8719. 

× Como podemos te ajudar?